O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu, nesta segunda-feira (18/9), a solenidade de entrada em exercício dos juízes Eduardo Gomes dos Reis, que atuará na 4ª Câmara Cível, e José Maurício Cantarino Villela, convocado para a 11ª Câmara Cível.
O presidente José Arthur Filho enalteceu a trajetória dos juízes e disse que eles contribuirão de forma efetiva na Segunda Instância. “Os dois magistrados que hoje se somam às nossas fileiras, na Segunda Instância, possuem muita experiência, além da coragem necessária para o exercício desse ofício. Ambos vêm trilhando no Judiciário mineiro um percurso marcado pela operosidade, pela integridade e pela dedicação”, disse.
O juiz Eduardo Gomes dos Reis, natural do Rio de Janeiro, vinha exercendo desde agosto do ano passado a função de juiz auxiliar da Presidência, quando assumiu também a responsabilidade de coordenar a Diretoria de Engenharia e Gestão Predial e o Gabinete de Segurança Institucional.
Ele ressaltou a responsabilidade em assumir esta nova missão. “É um grande desafio, mas também uma grande honra fazer parte da Segunda Instância, embora eu tenha auxiliado na Presidência e na Corregedoria anteriormente. Mas agora será uma atividade completamente diferente”, afirmou.
O magistrado atuou como advogado de 1993 a 1995, quando foi aprovado no concurso para Defensor Público, função que exerceu por dois anos. Há pouco mais de 25 anos, ele ingressou na magistratura mineira. Atuou como juiz titular nas Comarcas de Piranga, Ituiutaba, Itaúna e Belo Horizonte. Foi ainda juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça por quatro anos, de 2018 a 2022.
O juiz José Maurício Cantarino Villela é natural de Itaperuna, Rio de Janeiro. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito Candido Mendes, em 1988, e especializou-se em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Foi delegado de Polícia entre os anos de 1991 a 1995, e, posteriormente, defensor público do Estado de Minas Gerais até 1996, quando entrou para a magistratura mineira. Atuou nas comarcas de Januária e Governador Valadares, foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e, atualmente, é titular da 29ª Vara Cível da capital.
O magistrado disse estar comprometido com a missão de prestar um trabalho eficiente e célere. “Vou tentar aperfeiçoar ao máximo o serviço e contribuir para a entrega da prestação jurisdicional célere. Temos que estar sempre nos atualizando para entender a necessidade da sociedade e os problemas contemporâneos que vão surgindo”, disse.
Esta é a segunda vez que o magistrado é convocado a atuar na 2ª Instância – em abril deste ano, ele entrou em exercício na Segunda Instância, na 9ª Câmara Cível.
Presenças
Participaram da cerimônia o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o ex-presidentes do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes; e de demais desembargadores, superintendentes de áreas, juízes convocados, juízes auxiliares e servidores.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial