Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juiz de Montes Claros conhece ambiente de testes da covid-19

Parceria foi celebrada com a Unimontes, Funed e Novo Nordisk


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia juiz visita laboratorio _6_.jpg
O juiz Evandro Cangussu recebeu informações sobre a realização de exames para detecção do novo coronavírus a serem realizados em Montes Claros
 

 

Uma inédita parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a multinacional Novo Nordisk permitirá que exames para detecção do novo coronavis sejam ampliados no Norte de Minas Gerais.

A parceria vai viabilizar a estruturação do Laboratório de Pesquisa em Saúde, do Hospital Universitário Clemente de Faria, para a realização dos testes da covid-19. 

O juiz diretor do foro da Comarca, Evandro Cangussu Melo, esteve no local na última sexta-feira (22/5) para conhecer o laboratório.

O magistrado destacou que há o interesse para outra eventual parceria com o laboratório da Unimontes, com a possibilidade de novos repasses à instituição após estudos de viabilidade. 

Os recursos liberados giram em torno de R$ 162 mil, originados de prestações pecuniárias de multas aplicadas pela Justiça por crimes de menor potencial na comarca de Montes Claros. 

A orientação segue resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Procuramos contribuir com projetos bem estruturados que possam resultar em serviços considerados essenciais para a sociedade”, disse o magistrado.

A visita foi acompanhada pelo reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, pelo coordenador do laboratório de Pesquisa em Saúde, professor André Luiz Sena Guimarães, pela superintendente Príscilla Izabella de Menezes e diretores do HUCF e o professor Afrânio Farias de Melo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – que foi o responsável pela formalização do pedido de repasse de recursos junto ao TJMG.

DNA

Segundo o juiz Evandro Cangussu, há um grande volume de demandas periciais e criminais que chegam à Justiça para a testagem de DNA. “Vemos com bons olhos este tipo de parceria, inclusive diante da eventualidade de descentralizar os serviços desta natureza na Polícia Civil”, completou o magistrado, que também é o titular da 5ª Vara Cível em Montes Claros.

“Como agente público, a Unimontes assume também o papel do Estado em reverter o conhecimento para o bem da coletividade, especialmente em um momento em que se buscam soluções próximas à nossa realidade”, disse o reitor Antonio Alvimar Souza.

noticia juiz visita laboratorio _8_.jpg
As equipes de trabalho finalizam preparativos para dar início à testagem de infecção do coronavírus

“Estamos próximos de finalizar todos os preparativos para que a Unimontes possa definitivamente contribuir com as demandas surgidas a partir do estado de pandemia”, acrescentou a superintendente do HUCF, Príscilla de Menezes.

Unimontes e TJMG já são parceiros na implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Montes Claros, que está em fase final de estruturação para pleno funcionamento. 

Outra possibilidade de acordo está na proposta de convênio com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes(Ejef) para a oferta do mestrado em Segurança Pública para servidores e magistrados do TJMG e a realização das audiências virtuais durante o período de isolamento social.

Laboratório

A implantação do diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 no Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF/Unimontes está sendo gerenciada por docentes dos programas de pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde e em Biotecnologia. 

O laboratório foi credenciado pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Ezequiel Dias, para a realização dos testes. Além do repasse do TJMG, a estrutura para realização do diagnóstico para detecção do vírus em amostras clínicas foi viabilizada com doações da Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil, MSD Saúde Animal, Sicoob Credinosso e a Sétima Igreja Presbiteriana de Montes Claros.

A Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil também agregou capital intelectual ao projeto com a realização de um treinamento para equipe sobre o tema “Cinco Princípios Lean e Mapeamento do Fluxo de trabalho” ministrado por seu colaborador Tomás Afonso Sousa Prates (especialista em Desenvolvimento Organizacional). 

O valor total de doações é próximo a R$ 700 mil e garantirá a aquisição de equipamentos, instrumentos, insumos e equipamentos de proteção Individual para realização do diagnóstico do SARS-CoV-2 em Montes Claros.

Veja mais.

*Com informações de Christiano Lopes Jilvan da assessoria de imprensa da Unimontes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial