Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Judiciário de Minas cria Superintendência de Equidade

CNJ promove seminário sobre direitos de gênero, raça, diversidade, condição física ou similar


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Assim começa o artigo 5º da Constituição brasileira, que, na prática, tem esbarrado em várias desigualdades.

Para orientar práticas jurídicas mais igualitárias, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) criou a Superintendência de Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou similar.

not-desa-martia-ines-15.07.20.jpg
Desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza afirmou que a proposta da superintendência é atuar em consonância com as ações desenvolvidas pelo CNJ

A titular da superintendência, desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza, afirmou que a proposta da área é atuar em consonância com as ações desenvolvidas pela Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"A superintendência foi criada na atual gestão do presidente Gilson Lemes, em atenção à solicitação do CNJ", ressaltou a desembargadora. O objetivo é "promover estudos, projetos e orientar práticas destinadas à identificação e combate da discriminação, do preconceito e de outras expressões da desigualdade de raça, gênero, condição física, orientação sexual e religiosa que comprometam os ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988,  a partir de uma análise histórica, política e filosófica do pensamento  pós-moderno”, de acordo com o que preconiza o CNJ.

Seminário do CNJ

nott-arte-cnj-15.07.20.jpg
Seminário do CNJ está com inscrições abertas até dia 27 de julho

Para debater estes temas, a comissão do CNJ realizará o seminário “Democratizando o Acesso à Justiça”, no dia 30 de julho. O evento, aberto ao público, ocorrerá virtualmente, das 9h às 19h, por meio da plataforma Cisco Webex, e os interessados deverão se inscrever até 27 de julho, por meio deste link.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial