Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Itapecerica atinge 100% de virtualização nos processos cíveis

Com a digitalização, o trabalho obteve um enorme ganho em celeridade


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Itapecirica.jpg
Juiz Altair Resende de Alvarenga e servidores de Itapecerica comemoram a conclusão da digitalização dos processos cíveis da comarca (Foto: Divulgação/TJMG)

 

A Comarca de Itapecerica, no Centro-Oeste do Estado, já está com 100% dos processos cíveis em meio virtual, incluindo os da Justiça Comum e dos Juizados Especiais. Um processo como o de usucapião, que podia durar quatro anos na Justiça, hoje gasta, em média, três meses para ser concluído.

O juiz Altair Resende de Alvarenga, que é titular da Vara de Família e Sucessões de Formiga e responde pela Comarca de Itapecerica, disse que, “depois da completa digitalização dos processos, é como se eu estivesse na comarca todos os dias, pois consigo despachar normalmente, de forma remota, nos processos conclusos a mim”.

O magistrado elogiou o engajamento das equipes da secretaria e do Juizado Especial na digitalização dos processos físicos. De acordo com a gerente Marluce Rodrigues Diniz Mendes, quatro servidores e três estagiários da secretaria e dois servidores e um estagiário do Juizado Especial Cível estiveram mais envolvidos nesse trabalho, que foi todo realizado durante o período da pandemia de covid-19.

De acordo com Marluce Rodrigues, a virtualização facilitou demais o trabalho da secretaria, além de trazer mais leveza ao ambiente físico, que ficou livre da grande quantidade de processos em papel. Acostumados com o Processo Judicial eletrônico (PJe) desde outubro de 2018, quando foi implantado na comarca, os servidores celebram o fato de não precisarem mais trabalhar em dois meios diferentes (virtual e físico), o que trouxe também mais celeridade às tarefas.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial