Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Integrante da Orquestra Jovem do TJMG participa de evento internacional

Aluno da Coinj classifica-se para participar do VI Encontro Internacional de Cordas


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticiaCoinj1.jpg
João Pedro cursa o terceiro período da Faculdade de Música da UFMG

 

“Normalmente, no dia a dia, a gente não percebe a nossa própria evolução. São essas vitórias que nos fazem parar e ver o quanto a gente andou e progrediu. O quanto estamos mais perto dos nossos sonhos”, diz o músico da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), João Pedro Motta.

João foi selecionado para integrar o VI Encontro Internacional de Cordas, a ser realizado em Limeira, interior de São Paulo, de 23 a 29 de junho. Trata-se de um evento com palestras, apresentações de solos, duos, quartetos e orquestra, que reunirá estudantes e profissionais da música de vários países para trocar experiências.

O músico de 23 anos cursa o terceiro período da Faculdade de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, há 4 anos, faz parte do projeto da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) tocando viola. Em 2017 se tornou monitor do grupo e, segundo ele, agora está a alguns passos do seu objetivo: ser um músico profissional. 

Ele diz que a ansiedade é grande. O intenso convívio com os outros músicos e a pressão na hora de se apresentar equivale a meses de estudo. “Lembro quando comecei os estudos, queria participar de eventos de música e achava que estava muito distante de alcançar um nível técnico suficiente. Agora estou arrumando as malas para ir”, comemora.

A superintendente da Coinj, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, ressalta o valor dos projetos – a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil — para a formação dos jovens, que frequentam as aulas de música e inglês oferecidas pela instituição. “Não é simplesmente um programa assistencialista, é um projeto para o futuro desses alunos, e o João Pedro é o nosso mais recente exemplo, é a materialização de um trabalho em conjunto”, afirma.

noticia-joao-coinj.jpg
O músico passou no vestibular graças aos estudos na Coinj

Se, para a magistrada, as conquistas individuais se devem à incansável dedicação de cada aluno, para João, essa primeira participação em um evento internacional se deve ao apoio da Coinj. “Sem essa base eu não teria nem como começar, muito menos permanecer. Sou imensamente agradecido à instituição”, diz o músico.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial