Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados e servidores fazem força-tarefa pela Justiça

Rotina é alterada, mas com prestação jurisdicional eficiente


- Atualizado em Número de Visualizações:

O juiz Ademir Bernardes de Araújo Filho, da 1ª Vara Criminal, de Precatórias Criminais e de Execução Penal de Passos, enfatiza que, como o momento atual é de tensão e conflitos, o Judiciário não parou nem vai parar, atento à sua função de pacificação social.   

Ele disse que sua equipe tem trabalhado incessantemente, de maneira remota e no fórum, chegando a aumentar a produtividade. “Conseguimos prolatar mais de 300 decisões em execução penal no período e, no regime presencial, atuamos nos processos físicos que demandam urgência. A tecnologia tem nos ajudado muito”, avalia.

Juiz Ademir Bernardes de Araújo Filho, de Passos: "Aumentamos a produtividade"

 

 

Juiz Leonardo Antônio Bolina Filgueiras, de Betim: "Ferramentas eficazes garantem resultados positivos do trabalho à distãncia".

O juiz Leonardo Antônio Bolina Filgueiras, titular da 2ª Vara Criminal de Betim, na Região Metropolitana, destaca que o serviço não parou, porque magistrados e servidores estão empenhados na luta contra o coronavírus e, para isso, estão se servindo de mecanismos modernos de tecnologia para evitar o contato e a proliferação.

O magistrado comenta que, graças a isso, foi possível conduzir audiências de instrução e julgamento de réus presos à distância, com a participação do promotor e do defensor, em seus respectivos gabinetes.

"A atuação remota obedece às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça mineiro e temos contado com ferramentas eficazes, que permitem realizar os atos com áudio e vídeo de forma remota", diz.

 

 

Neuma Vilas Boas, assessora judiciária: "É preciso conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, mas está fluindo bem" 

A também assessora judiciária Neuma Vilas Boas, lotada no gabinete do desembargador Dirceu Walace Baroni, da 8ª Câmara Criminal, afirma que durante a suspensão do expediente o trabalho continua em casa. "A maioria dos processos é física, então trazemos os autos e encaminhamos o material para o magistrado para correção", explica.

"Neste período o trabalho é um pouco conturbado. É preciso conciliá-lo com as tarefas domésticas, mas está fluindo bem. Estamos dando andamento aos processos, para nada ficar parado e, provavelmente, produziremos muito mais agora, com a dedicação de toda a equipe e a prestação não deixará de ser entregue", defende a servidora.

 

 

Juiz Maurílio Cardoso Naves, diretor do foro de Divino: "Revezamento da equipe"

O juiz Maurílio Cardoso Naves, diretor do foro de Divino, salienta que todos estão em regime de isolamento, cumprindo as determinações da Organização Mundial de Saúde, do CNJ e do Judiciário estadual mineiro. Foram suspensos o atendimento externo e as audiências.

"Combinei com os servidores que trabalharíamos em casa nos feitos eletrônicos e, nos processos físicos em que houvesse necessidade de atuação, haveria um revezamento dos integrantes da equipe para ir até o fórum. Assim, mantemos o distanciamento sem deixar de prestar a jurisdição que temos por obrigação", pondera. 

 

 

Uriatan Benevides Dutra, da 6ª Câmara Cível: "Familiaridade com o trabalho à distância"

Já o assessor judiciário Uriatan Benevides Dutra, da 6ª Câmara Cível, ressalta que o trabalho à distância não é novidade para as equipes de assessoria de gabinete, pois a ferramenta é utilizada nos plantões de fim de semana e feriados.

Eles também já adotavam as mídias sociais e telefone para trocar ideias e manter contato entre si e com o magistrado, conseguindo, assim, assegurar a produtividade.

"A organização do nosso grupo para esse plantão extraordinário se deu de forma muito ágil, coordenada pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior. Foi estabelecido um sistema de rodízio, de forma que a cada dia da semana haja uma pessoa no gabinete, para movimentar os autos físicos e para coordenar e monitorar a distribuição de medidas urgentes", conta. 

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial