Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef, Amagis e AML relançam obras de Godofredo Rangel

Parceria viabilizou reedição dos quatro livros do magistrado e escritor mineiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e a Academia Mineira de Letras (AML) lançaram, na segunda-feira (20/6), quatro romances reeditados do escritor e magistrado mineiro Godofredo Rangel. A solenidade aconteceu na sede da AML.

not2-Academia-Mineira-de-Letras.gif
Evento de lançamento ocorreu na segunda-feira, na sede da Academia Mineira de Letras (Crédito: Divulgação Amagis/MG)

Após parceria firmada em fevereiro deste ano pelas três instituições, foram republicados os livros Vida Ociosa, Falange Gloriosa, Os Bem-Casados e A Filha. O escritor e magistrado Godofredo Rangel nasceu em Carmo de Minas (MG), ingressou na magistratura em 1909 e foi juiz nas comarcas de Machado, Santa Rita do Sapucaí, Estrela de Minas, Três Pontas, Passos e Lavras. Além disso, traduziu mais de 70 obras e escreveu diversos romances, contos e poemas.

Acesso

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, que integrou a mesa de honra da solenidade, afirmou que “a Escola Judicial empreende esforços para resgatar a memória histórica da magistratura e, ainda, possibilitar o acesso à instigante obra do autor, juiz e romancista mineiro”.

Segundo o magistrado, os livros retratam traços da vida interiorana e, com uma visão humanista, possibilitam o contato com as letras e a literatura e lidam com a complexidade das significações jurídicas e os seus reflexos na vida social.

O desembargador Tiago Pinto afirmou ainda que a Ejef se preocupa com a preservação de conteúdo histórico e, por isso, se propôs a participar desse projeto. “A reedição das obras de Godofredo Rangel tem um sentido especial para a Escola, pois amplia o objeto de suas ações através da formação humanística e vai além da rigidez lógica do raciocínio jurídico”, afirmou.

not4-Academia-Mineira-de-Letras.gif
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Tiago Pinto, disse que a reedição das obras de Godofredo Rangel possibilita o acesso à instigante obra do autor, juiz e romancista (Crédito: Divulgação Amagis/MG)

Valorização

Na apresentação do livro, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente da Amagis, diz que difundir e celebrar o talento literário dos magistrados mineiros é uma das missões da Associação, que edita desde 2009 a revista MagisCultura, com esse único objetivo.

“Seus romances podem ser apresentados ao grande público após longo tempo decorrido sem novas edições. É como se ele estivesse entre nós novamente, pois sua obra é eterna. Assim, a Amagis cumpre a missão de entregar às atuais e às futuras gerações esses quatro inestimáveis romances de Godofredo Rangel”, afirma o presidente da Amagis.

O desembargador e ex-presidente da Amagis Alberto Diniz, que representou o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos no evento, afirmou que promover a reedição em conjunto com a AML e a Ejef trouxe muita satisfação. “É um projeto muito exitoso relançar esse trabalho literário, e creio que vai cair no gosto popular”, afirmou.

Esforços

O presidente da AML, Rogério Tavares, também ressaltou a honra da instituição em participar do projeto. “Os quatro romances de Godofredo Rangel, agora relançados, oferecem às novas gerações eficiente testemunho do raro padrão de sua literatura, reconhecido e admirado, ao longo do tempo, por uma legião de leitores altamente qualificados”.

A parceria que resultou nesta reedição também foi destacada pelo presidente da Academia. “Não existiria esta noite sem a companhia e união de instituições sensíveis e atentas ao tema da cultura, que, junto com esta Casa, realizaram um sonho antigo de relançamento dos romances do Godofredo Rangel”, afirmou Tavares.

*Os livros já estão disponíveis para download em formato PDF no site da Amagis. Acesse aqui o endereço.

**Com informações da Amagis

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial