Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Diretoria de Engenharia mantém trabalho em dia

Levantamento de custos para licitações é remoto e visita às obras feita com todos os cuidados


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

not-dr.Jair-obras.jpg
Juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos: "Reduzimos expediente na Diretoria de Engenharia, mas nosso trabalho não foi prejudicado"

 

A pandemia da covid-19 trouxe à tona a importância do trabalho remoto em vários segmentos da economia. No Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não foi diferente, com grande parte de magistrados e servidores trabalhando em casa, e, muitas vezes, com produções acima do esperado.

A Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do Tribunal também aderiu ao trabalho remoto, mas mantém alguns funcionários ainda de plantão e outros fiscalizando obras de novos fóruns em todo o estado.

“Assim que se iniciou a pandemia reduzimos o expediente na Diretoria de Engenharia, com grande parte dos servidores trabalhando remotamente e outros no esquema de plantão. É importante ressaltar que nosso trabalho não foi prejudicado pela covid-19”, observou o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos.

O diretor de Engenharia do Tribunal, Marcelo Junqueira, explica que o departamento é dividido em três gerências — Manutenção, Obras e Projetos —, que funcionam de forma independente. Durante a quarentena, foram adotadas diferentes estratégias para não deixar a engrenagem parar.

Cuidados e proteção

 

not-obra-forum-varginha.jpg
Obras para construção do Fórum de Varginha segue a todo vapor

 

O setor de Manutenção, segundo Marcelo, atualmente faz um revezamento com um ou dois funcionários de plantão na sede do TJMG, pois, no caso de alguma demanda, eles são obrigados a estar in loco para atendimentos. Os demais funcionários permanecem em casa trabalhando remotamente e aguardando a escala de revezamento.

Já a Gerência de Obras adotou estratégia diferente, pois não podia se dar ao luxo de parar ou adotar o trabalho remoto. Como um decreto estadual autorizou que obras de uma forma em geral não parassem durante a quarentena, a gerência mantém seu trabalho rotineiro com a fiscalização de construções e reformas de fóruns que estão em andamento em várias regiões de Minas Gerais.

“O comum era todos os fiscais saírem de casa e, antes de qualquer visita a alguma obra, passar pela sede do Tribunal. Agora, com a pandemia, eles vão direto para as obras, sem passar pela sede”, detalha o diretor.

 

noticia-marcelo-junqueira.jpg
O diretor de Engenharia, Marcelo Junqueira, afirma que na fiscalização e execução de obras é seguido rígido protocolo de segurança

 

Marcelo Junqueira ressalta que todo o trabalho, desde a entrada no veículo do Tribunal de Justiça até o local da obra a ser fiscalizada, é feito com o uso de máscaras protetoras e muito álcool em gel.

Na execução das obras, realizadas por empresas contratadas através de licitação, os operários também obedecem a um rigoroso protocolo de segurança, com uso de máscaras, álcool em gel e, sobretudo, mantendo distância segura dos colegas de trabalho para evitar contaminação.

“Todas as obras estão em dia e a todo vapor. A pandemia não provocou eventuais atrasos, e os novos fóruns poderão ser inaugurados nas datas previstas”, completou o diretor de Engenharia. Na última sexta-feira (24/4) ele visitou as obras do novo fórum de Lagoa da Prata, que será inaugurado nos próximos meses.

Orçamentos

 

not-natalia.jpg
A coordenadora Natália Cerqueira, que trabalha na Gerência de Projetos, trabalha de casa

 

Em trabalho totalmente remoto está a Gerência de Projetos, responsável pela montagem de processos de licitação de obras. A responsável pela Coordenação de Análise e Composição de Custos e Engenharia e Manutenção Predial (Coemp) da Gerência de Projetos, Natália Cerqueira, conta que todos os funcionários do setor estão atuando de casa, desde o início da quarentena.

“A gente não imaginava que seríamos capazes de trabalhar remotamente sem causar prejuízo ao andamento da gerência, mas vejo que isso é plenamente possível”, ressalta. Ela conta que a equipe que coordena é responsável por fazer levantamento de preços junto a dezenas de empresas fornecedoras de material para obras de fóruns que serão construídos ou reformados.

 

not-reuniao-equipe-obras.jpg
Equipe de obras do TJMG faz frequentes reuniões virtuais

 

Os funcionários permanecem em casa com computadores e fazem este trabalho por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do TJMG. Com as informações sobre quantidades, preços e custos, os orçamentos podem ser feitos de casa. A partir daí todo o processo licitatório é montado, com um preço médio para cada obra.

“Utilizando os computadores, planilhas e o SEI, conseguimos montar cinco processos durante a pandemia, o que é a nossa média normal. Ou seja, nosso trabalho não foi prejudicado em nada”, completou a coordenadora. “Hoje sabemos que a presença física de um servidor no TJ não significa maior produtividade”, acrescenta.

O diretor de Engenharia, Marcelo Junqueira, acrescenta que ocorreram eventuais atrasos na montagem dos processos, por causa de empresas privadas que demoraram muito, em função da quarentena, a enviar seus orçamentos. Porém todos os problemas foram sanados.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial