Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadores elegem direção do TJMG para biênio 2020/2022

Eleição será cercada de cuidados por causa da pandemia da covid-19


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-sede-tjmg.jpg
Eleição para a nova direção do TJMG será nesta quinta-feira, a partir das 14h, na sede da Av. Afonso Pena, com todas as medidas sanitárias de segurança

A nova direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2020/2022 será eleita na tarde desta quinta-feira (16/4), por meio de um escrutínio cercado de cuidados sanitários em razão da pandemia da covid-19. Serão eleitos o novo presidente, três vice-presidentes e o corregedor-geral de justiça.

A votação será na sede do TJMG, a partir das 14h, em urnas eletrônicas cedidas e parametrizadas pelo TRE. A expectativa é que, cerca de duas horas depois do início da votação, a Justiça mineira conheça o novo chefe, que substituirá o atual presidente, desembargador Nelson Missias de Morais.

Concorrem ao cargo de presidente os desembargadores Gilson Soares Lemes e Leite Praça. Além dos novos vice-presidentes e corregedor-geral de justiça, serão eleitos também membros do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura.

Cuidados sanitários

Ciente das restrições do convívio social impostas pela pandemia da covid-19, o presidente Nelson Missias de Morais determinou que fossem tomados todos os cuidados necessários para a realização de uma eleição rápida e, sobretudo, segura para todos os envolvidos no processo eleitoral.

Ele solicitou, inclusive, parecer de uma junta médica de especialistas, que definiu as medidas a serem adotadas. “Em razão da pandemia da covid-19 foram determinadas medidas de preservação da saúde dos membros do Tribunal e dos servidores, tudo de acordo com orientações técnicas e científicas, conforme documento elaborado por junta médica”, explicou o presidente, em documento destinado a todos os desembargadores aptos a votar.

noticia-orgao-especial-vazio.jpg
Tribunal Pleno vai abrigar quatro cabines de votação

Entre as medidas de segurança, estão a higienização interna dos veículos que transportarão os desembargadores, a disponibilização de máscara e álcool em gel para uso dos magistrados, motoristas e demais servidores envolvidos.

Outra medida foi a suspensão do expediente judicial no âmbito da Segunda Instância, o que garante acesso ao prédio do Tribunal de Justiça apenas a desembargadores e servidores envolvidos com o processo eleitoral.

Sob orientação de médicos participantes da Comissão Eleitoral do TJMG, os locais de votação serão mantidos limpos e arejados; será feita a desinfecção constante dos ambientes e superfícies com solução de água sanitária; as urnas eletrônicas serão higienizadas com borrifador de álcool antes e depois de cada voto.

Também deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre magistrados e servidores, bem como na disposição de cadeiras e mesas. Magistrados com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas deverão usar, preferencialmente, a urna instalada no saguão e farão trajeto protegido. Os desembargadores foram dispensados de usar as vestes talares. Água e café serão servidos em recipientes descartáveis.

Mais urnas

noticia-saguao-sede.jpg
Entrada para o saguão do TJMG: espaço funcionará exclusivamente para votação

Todo o processo de votação ocorrerá no saguão da sede do Judiciário mineiro e no Tribunal Pleno. Os desembargadores terão acesso ao prédio pela rampa de entrada de pedestres e, em seguida, passarão por corredor exclusivo até o saguão, conforme indicações no local. As votações ocorrerão em cinco cabines, sendo quatro no Auditório do Tribunal Pleno e uma no saguão do andar térreo.

A votação para os cargos de direção está prevista para ocorrer das 14h às 15h30. Às 16h, será realizada a votação para o segundo escrutínio, caso seja necessário, e as votações para membros do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura. 

Os candidatos

Os candidatos aos cargos de direção são os seguintes:

- Presidente: desembargadores Gilson Soares Lemes e Leite Praça;

- Primeiro vice-presidente: desembargadores Alberto Vilas Boas e José Flávio de Almeida;

- Segundo vice-presidente: desembargadores Edgard Penna Amorim, Tiago Pinto e Versiani Penna;

- Terceiro vice-presidente: desembargadores Kárin Emmerich, Newton Teixeira Carvalho e Raimundo Messias Júnior;

- Corregedor-geral de justiça: desembargadores Agostinho Gomes de Azevedo, Corrêa Camargo e Estevão Lucchesi;

- Vice-corregedor-geral de justiça: desembargadores Edison Feital Leite e Fernando Lins.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial