Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG ministra palestra em simpósio internacional do STJ

Magistrado Caetano Levi participou de evento sobre Direito do Patrimônio Cultural e Natural


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---simposio-internacional-sobre-direito-do-patrimonio-cultural-e-natural-Des-Caetano-Levi.jpg
O desembargador Caetano Levi defendeu uma maior preservação do patrimônio cultural e natural no Brasil (Crédito: Divulgação/TJMG)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Caetano Levi Lopes ministrou palestra nesta quinta-feira (16/3) no Simpósio Internacional de Direito do Patrimônio Cultural e Natural, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O congresso celebra os 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.

A palestra do desembargador Caetano Levi Lopes abordou o tema “Questões Complexas no Direito e na Jurisprudência Brasileira sobre Patrimônio Cultural e Natural: Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico, Arqueológico e Etnográfico”.

O ministro do STJ Gurgel de Faria presidiu a mesa, que ainda foi composta pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Akaoui; o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Francisco Luciano Lima Rodrigues; a procuradora da República em Minas Gerais, Silmara Cristina Goulart; e a procuradora Geral do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mariana Karam.

O desembargador Caetano Levi Lopes ressaltou que o evento é uma importante oportunidade para se debater a temática do patrimônio cultural e natural. “É um assunto complexo e relevante e que precisa ser muito debatido. O patrimônio cultural e natural deve ser valorizado e preservado para os nossos filhos e netos”, defendeu o magistrado.

Para ele, o patrimônio cultural possui um conceito aberto, cabendo aos juristas em geral ter a sensibilidade de ver e entender o que a sociedade deseja. “Entendo que tal conceito deve ser mesmo aberto para que possamos ser flexíveis nas decisões judiciais”, observou.

Casarão histórico

O desembargador Catano Levi chamou a atenção para a escassez de representantes indígenas e negros em várias áreas. “Temos hoje uma deputada indígena eleita por Minas Gerais para o parlamento, mas ainda temos muito que evoluir”, disse.

Ele citou alguns exemplos práticos de luta para se preservar o patrimônio cultural em Minas Gerais, entre eles um casarão histórico no município de Manga, no extremo Norte mineiro. “O casarão histórico seria demolido e, na época, exatamente em 2012, travou-se uma luta judicial para impedir a destruição”, exemplificou.

“A cidade de Manga foi apenas um exemplo. Em Minas Gerais possuímos mais de 850 municípios, e cada um deles com seu patrimônio cultural e natural que devem ser preservados”, concluiu o desembargador Caetano Levi Lopes.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial