Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Confira a programação da 15ª Semana Justiça pela Paz em Casa

Evento na praça, palestras e sessão de cinema estão entre as atividades


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-violencia-mulher-21.11.19.jpg
“Violência doméstica contra a mulher: de piadas ofensivas à agressão”, foi o tema do concurso de vídeo dos adolescentes trabalhadores do TJMG

A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), preparou uma série de eventos para divulgar a necessidade de prevenir a violência contra a mulher durante a 15ª Semana Justiça pela Paz em Casa.

No sábado (23/11), das 9h às 15h, será realizado o Mulheres na Praça, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza.

Entre as atividades haverá aferição de pressão, teste de glicemia, orientação jurídica, aula de defesa pessoal, além da programação cultural: apresentação da peça teatral “Quando Agir?”, banda feminina Sagrada Profana e bloco de carnaval Tapa de Mina.

A palestra “Construindo Igualdades” será apresentada em canteiros de obras, de 25 a 29 de novembro. Essa atividade é uma parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Seconci MG).

As palestras serão proferidas pela juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Consentino; pela psicóloga do Centro de Apoio à Mulher Benvinda da PBH, Mariana Viegas; pelo assistente social Gustavo de Melo Silva, da Equipe Multidisciplinar dos Juizados de Violência Doméstica de Belo Horizonte; e pelo juiz do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marcelo Gonçalves de Paula.

not-alice-birchel-21.11.19.jpg
Desembargadora Alice Birchal, superintendente da Comsiv, falará na Fumec no dia 27

Na quarta-feira (27/11), às 10h, a superintendente da Comsiv, desembargadora Alice Birchal, fará palestra na Universidade Fumec. Nesse dia também haverá uma palestra em Contagem com a presidente do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município, Geralda Aparecida Nogueira.

Ouça o podcast com o áudio da desembargadora Alice Birchal, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Consiv) do TJMG: 

Concurso de vídeos

Está programada para o dia 27 a entrega da premiação do 15º Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores, que neste ano foi realizado por iniciativa da Comsiv. Os participantes produziram vídeos sobre o tema “Violência doméstica contra a mulher: de piadas ofensivas à agressão”.

Serão premiados, na sala da Presidência, os autores dos vídeos mais vistos no canal do TJMG do YouTube. O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, entregará três I-phones XR aos vencedores.

Na quinta-feira (28/11), às 19h, será exibido o filme “Dormindo com o Inimigo”, no Cineclube TJ, no auditório da Corregedoria do TJMG – Rua Goiás, 253, Centro. O evento é aberto à comunidade. A película será comentada pela desembargadora Kárin Emmerich.

Já na sexta-feira (29/11), às 8h, no Plenário do 1º Tribunal do Júri, Sala AL-44, no Fórum Lafayette, o Grupo Todo Cultura irá declamar um poema. Na sequência, às 8h10, a juíza Marixa Fabiane Rodrigues, superintendente adjunta da Comnsiv, e a juíza Soraya Brasileiro Teixeira irão proferir algumas palavras sobre o tema. 

O Seminário Justiça Seja Feita irá encerrar as atividades da Semana Justiça pela Paz em Casa no Judiciário mineiro. Ele acontece de 8h às 17h, no auditóri do Anexo I do TJMG (Rua Goiás, 229, Centro). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.

Júris de crimes contra mulheres

Durante esta semana, os Tribunais do Júri da capital vão realizar seis julgamentos de crimes cometidos contra mulher. Confira aqui matéria soobre os julgamentos.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial