Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Nanuque debate violência doméstica em escolas

Projeto tem como público-alvo adolescentes do ensino médio e fundamental


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-agosto-lilas-nanuque1.jpg
O objetivo é incentivar o debate do tema em todas as escolas públicas do Município de Nanuque

“Um Tapinha Dói Sim!” Esse é o tema do projeto desenvolvido pela Comarca de Nanuque durante a campanha Agosto Lilás. A ação constitui-se em um ciclo de palestras sobre violência doméstica contra a mulher em escolas do ensino fundamental e médio da comarca.

Os temas foram abordados de forma lúdica, com foco no público adolescente. A proposta é estimular nesses jovens a reflexão acerca do ciclo da violência contra a mulher no meio familiar.

Também integra o projeto “Um Tapinha Dói Sim!” um concurso de poemas destinado aos adolescentes. A iniciativa vai premiar os primeiros lugares e selecionar alguns textos para a edição de um livro, a ser distribuído nas escolas para fins didáticos.

As palestras foram apresentadas pela juíza Aline Gomes dos Santos Silva, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca, no último dia 13 de agosto, na Escola Antônio Batista da Mota (Polivalente) e pela promotora de Justiça Mariana Cristina Pereira Melo, na Escola Municipal Américo Machado.

Prestigiaram também o evento as advogadas Maíme Silva Santos e Polyana Guimarães Brito, além da socióloga Débora França Galan. A proposta é finalizar o mês de agosto com palestras em todas as escolas públicas e particulares do município.

Agosto Lilás

A importância da Lei Maria da Penha (11.340/06), sancionada em agosto de 2006, é comemorada anualmente com a campanha Agosto Lilás. O objetivo é fomentar a discussão sobre a violência contra a mulher por meio de várias ações, tendo em vista os crescentes casos registrados no País.

De acordo com o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 4.936 mulheres foram assassinadas em 2017. O estudo aponta que, de 2007 a 2017, a taxa de homicídio de mulheres negras cresceu 29,9%; e a de mulheres não negras, 4,5%.

Nanuque fica na região Sudeste de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, e tem uma população de quase 50 mil habitantes. A comarca, localizada a 603 quilômetros da capital, abrange também o município de Serra dos Aimorés.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial