Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Mantena acelera virtualização de processos

A 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais foi uma das primeiras a concluir o procedimento no Estado


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---cartorio-mantena----05.10.21.jpg
O trabalho dos servidores da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mantena possibilitou a completa virtualização dos processos (Crédito: Divulgação/TJMG)

A 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Mantena, no Vale do Rio Doce, foi uma das primeiras de Minas Gerais a concluir todo o processo de virtualização dos processos, uma das principais metas da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presidido pelo desembargador Gilson Soares Lemes. Ao todo, foram virtualizados em torno de 900 processos, entre criminais e cíveis.

Segundo o juiz titular da 1ª Vara de Mantena, David Miranda Barroso, o trabalho começou em 2019 com os processos de execução penal, antes mesmo do Programa Justiça Eficiente (Projef) incentivar a virtualização dos processos físicos nas comarcas mineiras. “Identificamos a importância da virtualização de todos os processos para facilitar a vida de magistrados, servidores e, principalmente, dos jurisdicionados”, disse o magistrado.

Há dois anos na Comarca de Mantena, o juiz David Barroso lembra que o trabalho de virtualização dos processos cíveis teve início em setembro do ano passado, e envolveu seis servidores da vara, fora os estagiários que contribuíram com a tarefa de digitalização.

“Em 2019, antes mesmo de o Tribunal de Justiça repassar às comarcas a missão da virtualização, já havíamos iniciado o trabalho com os processos de execução penal. No ano passado, iniciamos a virtualização dos processos cíveis e, no final de agosto, priorizamos os processos criminais”, detalha o juiz David Barros.

Ele lembra que reuniu a equipe e propôs metas aos servidores para que o trabalho fosse concluído até o final de setembro. “Muitos chegaram a levar processos para casa para que a meta fosse concluída, e hoje somos uma das primeiras varas, senão a primeira, a concluir toda a virtualização”, diz.

A comarca de Mantena, que ainda engloba as cidades de São João do Manteninha, Central de Minas, São Félix de Minas, Mendes Pimentel e Nova Belém, possui, atualmente, quase 80 mil habitantes. Só na cidade de Mantena, sede da comarca, são quase 30 mil habitantes. “São muitas cidades e muitas delas interligadas por estradas de terra. A virtualização dos processos chega em boa hora para ajudar o jurisdicionado, que não precisa mais se deslocar até a sede da comarca”, conclui o magistrado.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial