Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comarca de Lagoa Santa impulsiona virtualização de processos

Convênio com município amplia equipamentos de digitalização


- Atualizado em Número de Visualizações:
Notl-juiz-Carlos-Alexandre-JF.jpg
O juiz Carlos Alexandre Romano Carvalho atualiza números de virtualização de processos físicos em Lagoa Santa (Foto: Divulgação TJMG)

Com o objetivo de dar mais celeridade à virtualização de processos físicos, a direção do foro da Comarca de Lagoa Santa firmou contrato com a prefeitura local para o empréstimo de duas impressoras multifuncionais.

"A digitalização dos processos na comarca já está em andamento, mas a parceria entre o Executivo e o Judiciário locais irá promover maior celeridade à virtualização dos processos", disse o juiz da 2ª Vara Cível, Carlos Alexandre Romano Carvalho.

Segundo o magistrado, o acervo virtualizável supera 8 mil processos, sem contar os processos físicos criminais.

Pela última atualização, 3.339 processos já estão com status de virtualização finalizada e 5.738 já estão com o procedimento de digitalização inicializado (em andamento) em fase de conferência e cadastro no Processo Judicial eletrônico (PJe).

O acervo, em 30 de junho de 2020, quando começaram os trabalhos de digitalização, era de 10.992 processos físicos.

De acordo com o magistrado, a média atual de 49 virtualizações por dia deve aumentar com a incorporação das duas novas máquinas na rotina de trabalhos. “Esperamos escanear pelo menos o dobro de processos por dia. É uma meta alta, mas creio ser possível, principalmente com o acervo fiscal, cujos processos são menos volumosos.”

Sobre a virtualização de processos, o magistrado acredita que “é o momento de abandonar práticas já obsoletas, como processos em papel e livros de carga, e adotar o trabalho digital”.

O Projeto de Virtualização de Processos é um dos pilares do Programa Justiça Eficiente (Projef), implantado no início da gestão do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, e consiste na digitalização dos processos físicos, transformando-os em eletrônicos, como forma de viabilizar a continuidade da prestação jurisdicional remotamente.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial