Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

CNJ vota resolução para Programas de Integridade

Durante sessão plenária, ministro Antônio Saldanha Palheiro elogiou o Programa de Integridade do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Not-live-CNJ-com-Des.-Henrique-Abi-Ackel.jpg
O desembargador do TJMG Henrique Abi-Ackel Torres foi o representante da magistratura mineira no Grupo de Trabalho do CNJ (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante sessão plenária nesta terça-feira (3/8), aprovou a minuta que define as principais diretrizes e normas gerais sobre o tema integridade no Poder Judiciário nacional. Ainda esta semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, deverá assinar a minuta e transformá-la em resolução.

A minuta foi apresentada e votada em plenário durante sessão do CNJ, com participação dos integrantes do Grupo de Trabalho criado por meio da Portaria 273/2020/CNJ, publicada em dezembro do ano passado. O grupo foi criado para elaborar estudos visando o desenvolvimento de programas de integridade e compliance no âmbito do Poder Judiciário.

O representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no Grupo de Trabalho foi o desembargador Henrique Abi-Ackel Torres, que teve papel relevante na elaboração da Resolução do CNJ. Segundo o desembargador, a minuta apresenta diretrizes e normas gerais para que outros tribunais de justiça, estaduais, federais e militares, possam implementar seus próprios programas de integridade, a exemplo do TJMG.

“Cada tribunal tem suas peculiaridades e pode seguir e adaptar as diretrizes estabelecidas pelo CNJ para criar seu programa de integridade, a exemplo do que já foi feito de forma pioneira pelo TJMG”, disse o desembargador Henrique Abi-Ackel.

Para o desembargador, fazer parte do Grupo de Trabalho foi motivo de muito orgulho, não apenas por representar a magistratura mineira, mas pelo fato do Programa de Integridade do TJMG ter sido uma referência para o grupo de trabalho do CNJ. “Servimos de inspiração para que esta resolução fosse elaborada, o que mostra o pioneirismo e a seriedade do Tribunal mineiro na questão da integridade”, afirmou o desembargador Henrique Abi-Ackel.

Durante a sessão do Conselho Nacional de Justiça, que ocorreu de forma remota, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antônio Saldanha Palheiro elogiou o Programa de Integridade do TJMG, destacando-o como um dos pioneiros no Brasil. Antônio Saldanha Palheiro e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Luiz Fernando Tomasi Keppen foram os coordenadores do Grupo de Trabalho.

“O comentário do ministro Antônio Saldanha Palheiro foi muito relevante para o TJMG, pois ele ressaltou a eficiência, o controle e o comprometimento do nosso Programa de Integridade”, disse o desembargador Henrique Abi-Ackel.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial