Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cesi passa a ser denominado GSI

Criado a partir da Resolução nº 969/2021, o GSI é apresentado aos gestores das coordenações que integram sua estrutura


- Atualizado em Número de Visualizações:
not----reunia-GSI--28.07.2021.jpg
O Centro de Segurança Institucional (Cesi) teve sua estrutura reformulada e modernizada, passando a ser denominado Gabinete de Segurança Institucional (GSI) (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

Na tarde dessa terça-feira (27/07), o superintendente de Segurança Institucional, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, reuniu-se com os responsáveis pelas coordenações que integram a estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A partir da publicação da Resolução nº 969/2021/TJMG, o Centro de Segurança Institucional (Cesi) teve sua estrutura reformulada e modernizada, passando a ser denominado Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A mesma norma também redefiniu as atribuições e as denominações das assessorias que integravam o Cesi. Assim, as Assessorias Bombeiros Militar (ASBM), Policial Militar (AMTJ) e Policial Civil (ASPC) passaram a ser denominadas, respectivamente, Coordenação Bombeiros Militar (COABM), Coordenação Polícia Militar (COAPM) e Coordenação Polícia Civil (COAPC).

Além disso, foi criada a Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (Cisi), no âmbito da estrutura do GSI, medida essa que atende à determinação da Resolução nº 291/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

not3----reunia-GSI--28.07.2021.jpg
O superintendente de Segurança Institucional do TJMG, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant (Foto: Mirna de Moura/TJMG)

Na oportunidade, o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant apresentou a estrutura e as atribuições do GSI aos coordenadores responsáveis pela gestão da COABM, major Marcos Vinicius de Assis; da COAPM,  coronel Marcos Antônio Dias; e da COAPC, delegados Carlos Antônio dos Santos e Guilherme Siqueira Batista.

Durante o encontro, o superintendente e o coordenador de Segurança Institucional, juiz Jair Francisco dos Santos, ressaltaram a necessidade da reestruturação do órgão de segurança institucional do TJMG, de modo a modernizá-lo, alinhando-o com a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e com os demais órgãos de igual atribuição existentes nos diversos tribunais do país.

Também participaram da reunião o coordenador adjunto de Segurança Institucional, juiz Rui de Almeida Magalhães; os tenentes-coronéis da Polícia Militar Cristiano Hudson da Silva e Wellingthon Caputo; o gestor do GSI, Gutenberg José Leite Junqueira; e o servidor do GSI Bruno Henrique Coelho Ribeiro de Sales.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial