Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de BH realiza "mutirão"

Esforço concentrado é para agilizar a tramitação de processos


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Noticia-Sala-de-Depoimentos-Especiais.jpg
Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte realiza mutirão neste mês para agilizar tramitação de processos (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte, composto pela Vara Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes (Vecca) da Comarca de Belo Horizonte, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca),  está realizando, neste mês, uma série de ações para agilizar a tramitação dos processos em andamento na unidade judiciária.

O esforço concentrado acontece em alusão ao aniversário de um ano da Lei 14.344/2022 (Lei Henry Borel), que criou mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, e à campanha “Maio Laranja”, de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Nesta semana de 22 a 26 de maio, estão sendo realizadas 35 audiências de produção antecipada de provas, na forma do depoimento especial. Durante todo o mês foram programadas ainda 101 audiências de instrução e julgamento. A Defensoria Pública atuará em favor das vítimas e advogados dativos ou particulares cuidarão da defesa dos réus.

A Vecca realiza também um esforço extra para aumentar o número de sentenças proferidas e concluir inquéritos em andamento. Além das promotoras Andrea Mismotto Carelli e Adriana Júlia de Souza, o MPMG destinou mais 12 promotores de justiça para atuar na vara durante o esforço concentrado. Mais de 70 denúncias foram recebidas desde o início de maio.

not---Juiza-Marixa.jpg
Juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, responsável pela Vecca-BH, ressalta a importância da iniciativa para um atendimento mais rápido (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“O Poder Judiciário tem um papel essencial na missão de assegurar que os direitos das crianças e dos adolescentes estejam sendo garantidos e concretizados”, afirmou a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, responsável pela Vecca-BH. A magistrada ressaltou também o empenho da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Corregedoria-Geral de Justiça e da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG que está possibilitando uma “vigorosa ampliação e incremento de espaço e força de trabalho, tudo com vistas a um atendimento mais célere e cada vez mais integrado e humanizado das vítimas e suas famílias”.

Mais ações

A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) também está realizando várias operações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Está previsto um novo esforço concentrado, entre 26 de junho e 18 de julho, para realização da oitiva de crianças e adolescentes em depoimentos especiais.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial