Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc e OAB realizam mesa redonda na Comarca de Cataguases

Evento debateu atuação de advogados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cataguases, na Zona da Mata, e a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizaram, em 14/9, uma mesa redonda com o objetivo de debater a importância da atuação dos advogados no funcionamento dos Cejuscs.

not---Cataguases---3_jpg.jpg
Mesa redonda debateu atuação dos advogados no Cejusc da Comarca de Cataguases( Crédito : Divulgação TJMG )

Segundo os organizadores, o evento está em perfeita consonância com o tema anunciado pelo Conselho Nacional de Justiça na edição da Semana da Conciliação deste ano: “Menos Conflitos, mais recomeços”. O propósito é motivar e conscientizar advogados quanto à importância das políticas públicas que tratam dos métodos adequados de solução de conflitos, na forma da Resolução 125/2010 do CNJ.

Justiça célere

A presidente da OAB em Cataguases, Muriel Duarte Gouvêa, disse que “o evento foi excelente e muito esclarecedor para advocacia, que poderá utilizar-se dessa unidade em benefício da profissão de uma forma mais célere e menos onerosa”.  Para o advogado Rodrigo Monteiro, que também participou da mesa redonda, “o debate franco e descontraído pode mostrar à sociedade meios alternativos e rápidos de solução de conflitos”.

A supervisora do Cejusc de Cataguases, Rúbia Mara Receputi, ressaltou a importância de "valorizar o papel do advogado na administração da justiça, na atuação em sessões de medições e conciliações dentro dos Cejuscs”.

not---Cataguases.jpg
Participantes do evento destacaram a importância do diálogo para  uma justiça mais célere e menos onerosa (Crédito: Divulgação/TJMG)

Sintonia

Para o diretor do foro e coordenador do Cejusc em Cataguases, juiz João Carneiro Duarte Neto, “a plenitude do Cejusc numa comarca só é alcançada com o envolvimento de todos, nova mentalidade e posturas diferenciadas". "Desde a inauguração do Cejusc de Cataguases, estamos promovendo aproximação com os jurisdicionados, advogados e demais operadores do direito”, afirmou.

A juíza titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Danielle Rodrigues da Silva, disse que a aproximação com a OAB "é fundamental para a melhor compreensão de todos os usuários quanto ao funcionamento do Cejusc e, consequentemente, da sua utilização adequada, é imprescindível que os juízes exerçam um papel educador para que haja fortalecimento das instituições, principalmente do Judiciário, e acredito que ontem foi atingido esse objetivo".

Presenças 

Participaram da mesa redonda o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc, João Carneiro Duarte Neto; a juíza titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Danielle Rodrigues da Silva; a presidente da OAB de Cataguases, Muriel Duarte Gouvêa; a supervisora do Cejusc, Rúbia Mara Receputi; e o advogado Rodrigo Monteiro Martins. Também estiveram presentes alunos de direito da Faculdade Sudamérica e da Faculdade FIC, além de representantes das duas instituições, gerentes de secretaria, equipe do Cejusc e advogados atuantes na comarca.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial