Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Caratinga entrega Medalha Desembargador Hélio Costa

Escritor recebeu honraria por serviços prestados à sociedade


- Atualizado em Número de Visualizações:
Homens de terno tendo painel sobre a deusa da justiça por detrás
Os magistrados da comarca participaram da outorga solene da comenda

O professor Eugênio Maria Gomes foi homenageado com a Medalha Desembargador Hélio Costa no dia 27 de novembro, no Fórum de Caratinga. A medalha é concedida, a cada dois anos, pelas comarcas mineiras, a alguma personalidade que se destacou na parceria com a Justiça estadual.  

Estiveram presentes no evento autoridades, familiares e amigos do homenageado. Para alegrar a noite, o coral infantil Ad’Gloriam/São João Batista, da Escola Menino Jesus de Praga, prestigiou a todos com uma versão acústica do Hino Nacional, além do sucesso “Toda Criança Quer”, do grupo Palavra Cantada, e outras canções.

A escolha do nome do professor para a honraria ficou por conta de uma comissão especial, que indica a personalidade da sociedade civil que, no período, mais contribuiu para o Poder Judiciário local.

Em Salão do Júri, crianças uniformizadas cantam
Coral infantil abrilhantou cerimônia, cantando o Hino Nacional e outras peças

Para o diretor do foro de Caratinga, juiz Anderson Fábio Nogueira, o professor auxiliou, e muito, o Poder Judiciário no contato com a comunidade local.

O docente, que é Cidadão Honorário de Caratinga (MG), membro da Academia de Letras do Brasil e pró-reitor de pesquisa do Centro Universitário de Caratinga (Unec), reforçou, em seu discurso, a necessidade de união e a urgência de as pessoas respeitarem as diferenças.

Homenageado discursa de pé, tendo a mesa de honra à sua direita
O professor Eugênio Gomes salientou a importância da compreensão mútua nas relações

“Nossa missão é prosseguir firmemente na construção de uma sociedade justa, livre e solidária, como o quis e como o quer o texto constitucional. Devemos rejeitar o sectarismo, o preconceito, o autoritarismo, o revisionismo, o rancor e o ódio, e abraçando a conciliação, a harmonia, a cedência recíproca, na certeza de que as diferenças devem combinar-se, para formar a paz e o desenvolvimento”, declarou o homenageado.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial