Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cantata de Natal do TJMG atrai grande público à Praça da Liberdade

Evento tradicional foi realizado em prédio centenário


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Cantata-de-Natal-Praca-da-Liberdade53.jpg
A Cantata de Natal reúne crianças e adolescentes que integram a Orquestra Jovem e o Coral Infanto-juvenil do TJMG ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

A 9ª Edição da Cantata de Natal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi realizada neste sábado (10/12), no prédio histórico que abriga o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e  Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG),  na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.  O tema"10 Anos de Música… e muita história para Contar", marcou a volta do evento, ao ar livre e aberto ao público,  após restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Devido às fortes chuvas, que caíram na noite de sábado, o evento precisou ser encerrado antecipadamente. O público vibrou com as apresentações e aplaudiu o espetáculo.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi representado pelo desembargador Wagner Wilson Ferreira, superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.

Not---Cantata-de-Natal-Praca-da-Liberdade52.jpg
As apresentações foram feitas das sacadas do prédio histórico ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

O evento

A Cantata de Natal, que contou com apresentação 280 crianças e adolescentes que integram o Coral Infantojuvenil, da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), reuniu mais três mil pessoas que se concentraram ao redor do prédio para assistir e se emocionar. Os primeiros acordes da orquestra e vozes do coral ecoaram pela Praça da Liberdade e adjacências, por volta de 19h30, com as apresentações das janelas e do portão do prédio histórico.

O prédio, construído entre 1875 e 1897, onde funcionou a Secretária de viação e Obras Públicas, tem estilo eclético, mesclando elementos da arquitetura clássica francesa, neobarroca e renascentista italiana.

O espetáculo também marcou a integração da Cantata ao Circuito Liberdade, que é composto por 33 prédios históricos localizados ao redor da Praça da Liberdade, incluindo também  o Palácio da Liberdade e a Biblioteca Pública Estadual.

Not---Cantata-de-Natal-Praca-da-Liberdade54.jpg
Realização foi no Iepha, que integra o Circuito Praça da Liberdade ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Repertório

Este ano, foram apresentadas  releituras de músicas que marcaram a caminhada da Cantata desde a primeira edição, além de tradicionais canções natalinas. Fizeram parte do repertório: Christmas Canon, de Paul O´Neill; Carol of the Bells; Game of Thrones, O Trenzinho Caipira, de Vila Lobos; Dust in the Wind; Trem Bala, de Ana Vilela; e Maria Maria de Milton Nascimento. Por causa das chuvas intensas as apresentações foram encerradas.

As músicas foram executadas ao som de diversos instrumentos entre eles violinos, violoncelos, violões, violas, flautas, e contrabaixo acústico.

Not---Cantata-de-Natal-Praca-da-Liberdade09.jpg
O repertório incluiu releituras de canções que marcaram a trajetória da Cantata em uma década ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Impacto Social

O superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, destacou que o evento "comemorou os dez anos do projeto de formação da orquestra e do coral”..

Not---Cantata-de-Natal-Praca-da-Liberdade30.jpg
O desembargador  Wagner Wilson Ferreira destacou que o evento superou as expectativas exatamente quando o projeto comemora 10 anos (Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

O magistrado também falou sobre a abrangência e o impacto social da iniciativa do TJMG, que tem contribuído para o resgate da autoestima dos participantes, além de oferecer aos jovens uma profissão por meio da música. “Não posso deixar de agradecer à direção do TJMG que nos deu total apoio e à Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar"  acrescentou.

Not---Cantata-de-Natal-2022-11.jpg
Um público estimado em três mil pessoas se emocionou com a apresentação  (Crédito : Euler Junior/TJMG )

Evento marcante

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, parabenizou a todos envolvidos na Cantata de Natal, em especial o desembargador Wagner Wilson. “A Cantata é um evento marcante e que faz parte do calendário natalino da cidade. Além da beleza, contribui para dar aos jovens um futuro melhor por meio da música”, ressaltou.

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargador Ana Paula Nannetti Caixeta, também destacou a função social da Cantata de Natal. “Eu sou fã da Orquestra e do Coral e faço questão de estar sempre presente nos eventos. O Tribunal pratica cidadania com um evento desta natureza, pois estes jovens precisam deste apoio para terem uma profissão”, frisou a desembargadora.

O Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Corrêa Junior, também enfatizou a importância do evento dentro das festividades natalinas de Belo Horizonte. “É uma festa que vai se repetir por muitos e muitos anos, sempre com um cunho social muito grande promovido pelo Tribunal de Justiça”, afirmou.

Not---Cantata-de-Natal-2022-5.jpg
A chuva intensa interrompeu o espetáculo ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

Vulnerabilidade Social

A Cantata de Natal do TJMG tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento, e que integram o projeto social da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.

Todos os anos, além de ser um presente aos belorizontinos com mensagens de paz e esperança, a Cantata é um instrumento de incentivo para os jovens integrantes. Além de promover o aprendizado, o projeto desperta nas crianças e adolescentes valores como responsabilidade, paz e união, sendo também uma oportunidade de inclusão social.

Atualmente, também participam do projeto as crianças e adolescentes da creche Grupo de Apoio à Criança e da Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizadas no Morro do Papagaio.

Os participantes do projeto frequentam, gratuitamente, aulas de inglês, expressão corporal, canto coral, harmonia, teoria musical e integração à orquestra, conforme a área escolhida e os instrumentos para os quais demonstram interesse e aptidão. As inscrições para participar do coral e da orquestra ficam abertas durante todo o ano.

A seleção de participantes é feita nos meses de fevereiro e agosto. Os jovens selecionados participam das aulas e, posteriormente, à medida que vão fazendo progressos na aprendizagem, podem vir a integrar o coral e a orquestra.


Not -  Cantata de Natal Praca da Liberdade36.JPG
A Cantata de Natal contou com a presença de desembargadores do TJMG, familiares e convidados ( Crédito : Juarez Rodrigues/TJMG )

Presenças

Também estiveram presentes à  Cantata de Natal, a vice-corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Lilian Maciel; o ex-presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt; e os desembargadores André Leite Praça, Leonardo Beraldo, Valéria Rodrigues Queiroz e Luiz Carlos Gomes da Mata.

Breve apresentação

Not---Desa-Valeria-Rodrigues_Cantata.jpg
Desembargadora Valéria Rodrigues motivou uma breve apresentação das crianças dentro do prédio do Iepha, após paralisação do evento  ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

Após paralisação da apresentação ao público, os jovens, motivados pela desembargadora Valéria Rodrigues, fizeram uma breve execução de músicas do lado de dentro do prédio, coroando o empenho e a disposição de todos.

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial