Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Avanço na virtualização

1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública de Montes Claros virtualiza processos físicos


- Atualizado em Número de Visualizações:
not2---secretaria-monte-azul--30.07.2021.jpg
Equipe da 1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública de Montes Claros (Foto: Divulgação/TJMG)

A 1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública da Comarca de Montes Claros virtualizou todo o seu acervo de processos físicos. Os trabalhos tiveram início em 1º de agosto de 2020. Foram 1.952 processos físicos virtualizados, que agora podem ser acessados no Processo Judicial eletrônico (PJe).

A juíza Rozana Silqueira Paixão diz que foram 11 meses de muito trabalho e comprometimento de toda a equipe. “Em virtude da pandemia tivemos que nos reinventar, trabalhar em diferentes turnos e em home office para que a prestação jurisdicional não fosse paralisada.”

A gerente da secretaria, Marilene Silva Ribeiro Vieira, acrescenta que a liberação dos estagiários para trabalhar na digitalização, iniciativa da juíza Rozana Silqueira, e a priorização da virtualização contribuíram para o resultado alcançado.

“Os servidores se empenharam, dividindo o turno de trabalho entre virtualizar os processos digitalizados e dar andamento no PJe”, diz a gerente.

not---secretaria-monte-azul--30.07.2021.jpg
Processos físicos foram virtualizados e seu conteúdo pode ser acessado no PJe  (Foto: Divulgação/TJMG)

A servidora Marilene Silva disse que as dificuldades para a realização do trabalho foram superadas. “Permanecem na secretaria, fisicamente, apenas alguns processos baixados com pedido de vista de advogados, processos com recurso pendente e autos que foram devolvidos do Tribunal e que, após a intimação das partes, serão devidamente baixados”, diz.

Foram retirados da 1ª Vara Empresarial 16 armários, possibilitando mais espaço para realização das atividades. A gerente disse que, com a virtualização, houve uma redução na presença de partes e advogados no balcão de atendimento.

“Hoje se tornou mais fácil o controle dos processos. Na secretaria, sempre tivemos problema com as cargas abertas para as Fazendas Públicas, as quais normalmente não cumpriam o prazo, o que sempre resultou em muitos mandados de busca e apreensão e atraso no andamento dos feitos. Avaliamos que a virtualização veio para contribuir imensamente com a celeridade na prestação jurisdicional. Apesar das dificuldades enfrentadas, o resultado está sendo positivo”, conclui.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial