Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Assessora técnica do TJMG participa do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário

Andrea da Costa Val falou sobre a conservação de bens arquitetônicos


- Atualizado em Número de Visualizações:

A assessora técnica Andrea Costa Val, da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), proferiu palestra no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, na quarta-feira (11/5). O evento, aberto na terça-feira (10/5), é realizado em Recife (PE) e termina amanhã (13/5).

not----Materia-postar-Encontro-Memorial-----12.05.22.jpg
Evento tem como tema "História, Memória e Patrimônios" e busca valorizar e preservar a história que constrói a identidade cultural e social do Poder Judiciário brasileiro (Crédito: Ademar Filho/K9 Produções)

Andrea Costa Val expôs o tema "Conservação de bens arquitetônicos", no painel "Preservação digital". O juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco Claudemiro Avelino atuou como debatedor. Segundo a assessora da Mejud, "além de fortalecer a cultura e o respeito ao importantíssimo patrimônio documental, objetal e imobiliário do Poder Judiciário, o evento estreitou laços entre os participantes, estimulou a busca de soluções inovadoras, além de uma frutífera troca de informações e reflexões de grande valor". Ela disse ainda que "o sentimento de compromisso com a conservação e preservação do nosso patrimônio, sob a tutela do TJMG, fica cada dia mais fortalecido".

not----Materia-postar-Encontro-Memorial---ANDREA--12.05.22.jpg
A assessora técnica da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), Andrea Costa Val, fez palestra sobre “Conservação de bens arquitetônicos” (Crédito: Fotos: Ademar Filho/K9 Produções)

O Encontro, que tem como tema História, Memória e Patrimônios, busca valorizar e preservar a história que constrói a identidade cultural e social do Poder Judiciário brasileiro. A iniciativa é coordenada pela Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE, que tem à frente o desembargador Jones Figueiredo, e pelo Memorial da Justiça da instituição.

Outro objetivo do evento é auxiliar na construção de redes entre os órgãos que cuidam da memória do Poder Judiciário, bem como promover intercâmbio de experiências e de boas práticas, e ainda a implantação de sistemas e a colaboração mútua, com a finalidade de preservar e dar ao público e aos pesquisadores acesso ao patrimônio histórico e documental da Justiça.

A programação do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário aborda ainda os eixos Gestão de Memória; Conservação Preventiva e Preservação Digital; História Institucional e Patrimônio Cultural; e Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos. Para cada um dos eixos citados, há uma palestra e várias comunicações, com a participação total de cinco palestrantes e 21 expositores.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial