Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Apac de Patrocínio inaugura padaria e nova sala

Obra durou dois meses, com mão de obra de recuperandos


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-Apac-Patrocinio3.jpg
Na padaria, os recuperandos fazem pães e quitutes, ganhando especialização para serem reinseridos no mercado de trabalho

Poucos meses depois de ganhar uma nova casa, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Patrocínio, no Alto Paranaíba, tem mais um motivo para comemorar. Foram inauguradas nesta sexta-feira (31/07) a padaria e uma sala de laborterapia da unidade, abrindo mais uma oportunidade para os recuperandos se profissionalizarem e avançarem no caminho da ressocialização.

O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Patrocínio, Bruno Henrique de Oliveira ressaltou que é preciso buscar, incessantemente, uma forma de reinserção do recuperando à sociedade, através de um tratamento digno, trabalho, convívio com a família.

“O trabalho se mostra indispensável para ajudar os recuperandos a saírem da Apac melhor do que entraram. Muitos deles se tornam excelentes profissionais e são encaminhados para empregos”, disse o magistrado.

Rotary e Rotaract Club

not-Apac-Patrocinio2.jpg
Inauguração da padaria e da sala de laborterapia teve significado especial para a Apac de Patrocínio

De acordo com o juiz da VEP de Patrocínio, a construção foi custeada com recursos de parcerias: a Apac da comarca se juntou ao Rotary Club e ao Rotaract Club de Patrocínio – Novas Gerações, entidades que doaram o valor para a construção da padaria, e o Judiciário, por meio de verbas de prestações pecuniárias, destinou o necessário para a cozinha e a despensa.

“Mais uma oportunidade de aprendizado e produtividade está à disposição dos recuperandos, que poderão fazer os produtos de panificação produzidos na própria unidade e fornecer para fora, o que é incrível”, destacou o juiz.

Ouça o podcast com os áudios do juiz da VEP de Patrocínio e da presidente da Apac:

 

Padaria

O evento de inauguração da padaria da Apac teve público reduzido, para evitar a propagação do contágio pelo coronavírus. Foi servido um lanche, com os produtos produzidos pelos recuperandos.

A presidente da Apac local, Cleusa Maria e Silva disse que a parceria foi muito importante. “Aproveitamos o embalo da construção da padaria e da sala, fizemos também uma parte da cozinha que estava faltando. Os recuperandos que trabalharam na obra tiveram muita paciência e boa vontade com o trabalho”.

Estrutura

not-Apac-Patrocinio1.jpg
O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Patrocínio, Bruno Henrique de Oliveira, salientou as parcerias que possibilitaram a obra

O prédio da Apac de Patrocínio tem três pavimentos e abriga aproximadamente 100 presos em 11 celas, que ficam no térreo, junto com o refeitório e área de marcenaria.

No segundo pavimento estão as salas de visita íntima, enfermaria, biblioteca, capela e as salas de aula para conclusão do ensino fundamental.

Uma ala menor, ao lado da cozinha, abriga os reeducandos do regime fechado, podendo acolher também recuperandos do sistema semiaberto.

Dentro da Apac, os recuperandos já produziam bloquetes para calçamento, blocos especiais curvos, objetos em madeira e peças em crochê. Eles ainda mantêm uma horta comunitária.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficia