Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa visitam Fórum de Teófilo Otoni

Iniciativa é considerada instrumento para ressocialização


- Atualizado em Número de Visualizações:

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa da Casa de Semiliberdade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, visitaram, em 24/3, o Fórum da cidade. A atividade monitorada com os adolescentes acautelados foi organizada pela Vara da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Teófilo Otoni, representada pela juíza titular Aline Gomes dos Santos Silva, e pela 2ª Vara Criminal, que tem como juiz titular Emerson Chaves Motta.

Not----Visita-monitorada-dos-adolescentes-em-cumprimento-de-medida-socioeducativa-da-Casa-de-Semiliberdade-ao-forum-de-Teofilo-Otoni5.jpg
Adolescentes conheceram o Fórum de Teófilo Otoni e conversaram com funcionários (Crédito: Divulgação/TJMG)

A visita ofereceu aos adolescentes a oportunidade de conhecer todos os setores do fórum, bem como conversar com as equipes, funcionários e autoridades sobre os desafios de realizar novas escolhas que possibilitem perspectivas positivas em suas trajetórias.

A iniciativa contou ainda com a colaboração da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, representada pelo defensor público Ubirajara Chaves de Moura Júnior, e com a parceria da Casa de Semiliberdade de Teófilo Otoni, que tem como diretora geral Jaqueline Santos Amorim.

Segundo a juíza Aline Gomes dos Santos Silva, a visita monitorada a instituições públicas e o contato com autoridades que atuam na persecução do processo socioeducativo, fora do contexto processual, devem ser considerados territórios educativos.

"São, por excelência, espaço de encontro, aprendizado e estímulo de ampliação das potencialidades humanas, possibilitando, de fato, o exercício de uma cidadania plena, tornando o assistido apto a retornar para a  convivência social de forma mais saudável e produtiva", disse a juíza.

Not----Visita-monitorada-dos-adolescentes-em-cumprimento-de-medida-socioeducativa-da-Casa-de-Semiliberdade-ao-forum-de-Teofilo-Otoni1.jpg
Adolescentes foram recebidos pela juíza Aline Gomes (ao centro) (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante a visita, ela acompanhou os adolescentes e a equipe da Casa de Semiliberdade, enfatizando a importância do diálogo e de um novo olhar perante a Justiça, cidadania, responsabilização e planejamento de vida, de forma a possibilitar a reinserção social.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial