Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Acordo entre Estado e Vale ajuda no combate ao coronavírus

Homologado pela Justiça, acordo vai liberar recursos para o Hospital Eduardo de Menezes


- Atualizado em Número de Visualizações:
Fachada Hospital Eduardo de Menezes
Estabelecimento contará com recursos oriundos da mineradora Vale para atender pacientes vítimas da pandemia

A Justiça mineira homologou acordo entre o Estado de Minas Gerais e a Vale S.A. que irá permitir a utilização de R$ 5 milhões e seus rendimentos para a construção de ala específica, no Hospital Eduardo de Menezes, para atender pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

O pedido de homologação foi apresentado pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) e pela Vale ao juiz Elton Pupo Nogueira, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, na noite de quarta-feira (18/3).

O valor liberado será considerado como compensação ou reparação no julgamento final do processo que apura a extensão dos danos causados pela empresa com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho.

Em sua decisão, o magistrado destacou o direito à saúde previsto na Constituição da República e acatou o pedido de nova destinação feito pela AGE.

"Ante o exposto, compreensível e louvável que (...) o Estado de Minas Gerais empregue parte dos recursos desse processo em construção de ala específica para atender pacientes com necessidades de saúde decorrente da pandemia de coronavírus", afirmou.

Acesse aqui a íntegra da decisão.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 99954-7148 (das 10h às 18h)

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial