Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ações de gestão predial promovem prevenção e segurança

Medidas permitem higienização de espaços durante pandemia


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Fachado do Edifício Sede
Além de melhorias nas edificações, a Superintendência de Gestão Predial  do TJMG focou em ações de higiene e saúde no enfrentamento da covid-19

As atividades do Judiciário estadual mineiro tiveram uma transformação na forma, desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo e causou uma pandemia cujo enfrentamento tem passado sobretudo pelo isolamento social e adoção de práticas rigorosas de proteção individual e higienização.

Boa parte das equipes trabalha atualmente em regime de home office, aproveitando o melhor da tecnologia para comunicar-se, movimentar processos, elaborar iniciativas de apoio aos necessitados e direcionar de recursos para o combate à doença.

Contudo, exatamente porque a Justiça é um serviço essencial para a população e não pode parar, profissionais ainda se deslocam, em número reduzido, ao edifício sede e a algumas outras edificações na capital sob a responsabilidade da Superintendência de Gestão Predial. Com a determinação de distanciamento social, mudanças foram implementadas para proteger a comunidade.

Proteção e segurança

Tendo à frente o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, a Superintendência de Gestão Predial entrou, desde o começo da crise sanitária, em um regime de plantão extraordinário, com o objetivo de evitar o contágio e coibir a disseminação da covid-19, como recomendam os especialistas de saúde.

O superintendente destaca que o objetivo foi a vigilância permanente de espaços que poderiam conter focos de espalhamento da doença, mas sem perder de vista a necessidade de uso do edifício para a prestação jurisdicional. Esta se dá em benefício do cidadão, que muitas vezes depende urgentemente da resposta do Judiciário.

 

Homem de terno em estacionamento
Para o superintendente de Gestão Predial, desembargador Octavio Boccalini, as medidas reduzem os riscos sem que os serviços ao cidadão sejam afetados

“Embora reduzida drasticamente, a circulação ainda ocorre, e o nosso dever e compromisso é manter a área segura para todos, diminuindo a exposição ao agente infeccioso. Isso porque uma de nossas atribuições é pautar procedimentos e comportamentos orientados à boa organização dos ambientes e à segurança das pessoas que transitam pelas dependências do TJMG”, afirma o desembargador Octavio Boccalini.

Cuidado redobrado

Campanhas de conscientização dos magistrados, servidores e colaboradores procuraram mostrar os riscos e hábitos benéficos à saúde. Entre as rotinas de prevenção praticadas diariamente pelos integrantes da Superintendência de Gestão Predial, estão o uso obrigatório de álcool em gel e máscara e a priorização do atendimento telefônico para evitar contato físico na sala. Mas a atuação se estendeu a muitos outros domínios. 

A sensibilização das empresas terceirizadas permitiu o fornecimento de um kit de álcool em gel e máscara para os funcionários para evitar a propagação do vírus. Todas as pessoas que estão trabalhando seguem um esquema de rodízio, para conter aglomerações. Há apenas um vigilante por andar, devidamente equipado com máscara.

Nos cartórios, há poucos servidores e funcionários de prontidão para medidas urgentes que demandem o atendimento presencial. Já nas secretarias dos gabinetes, há apenas um mensageiro e um assistente de atendimento por baia, também munidos dos equipamentos para proteção individual.

Uma prova do sucesso dessa mobilização foram as eleições para os cargos diretivos da Casa, realizadas em abril. Observando critérios rigorosos, o pleito permitiu transparência e publicidade sem comprometer as imposições médicas para o momento.

Rotinas mudadas

Durante a pandemia, foram feitas a manutenção preventiva em todos os elevadores e as manutenções corretivas de todo o prédio, seguindo os cuidados necessários, com uso de máscara e álcool em gel.

Os equipamentos também passaram a ser desinfetados com frequência ainda maior, higienizando-se o interior das cabines, os botões externos e o painel interno quatro vezes ao dia (duas vezes de manhã e duas vezes à tarde).

Profissional de limpeza higieniza elevador
Cuidados diários de higienização mantêm equipamentos mais seguros

Outras medidas contra a propagação do vírus foram o uso de copos descartáveis e o incremento da rotina de limpeza dos banheiros e setores que estão recebendo trabalhadores, principalmente das mesas, cadeiras, teclados, mouses e aparelhos de telefone, objetos que em geral são mais manipulados no dia a dia.

A recepção do Tribunal está funcionando mediante escala reduzida: há uma recepcionista a cada dia, sempre utilizando máscaras e álcool em gel. Como medidas para reforçar a prevenção, as ascensoristas foram suspensas nesse período de pandemia porque, exercendo suas funções em local fechado, elas corriam grande risco de contágio.

 

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