Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Abastecimento de água volta a ser tema de audiência

Processo apura danos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-audiencia-vale-23.10.19.jpg

Juiz Elton Pupo ouve testemunhas em nova audiência entre representantes de instituições e a Mineradora Vale

Nesta quinta (24/10), às 13h, será realizada mais uma audiência entre as instituições de Justiça e a Vale, no processo que apura os danos causados pela mineradora com o rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano.

A captação de água no Rio das Velhas e o abastecimento de água potável em Belo Horizonte e na Região Metropolitana estarão ainda em pauta. O juiz Elton Pupo Nogueira deseja que as partes apresentem provas de que a captação de água não está causando danos ambientais para o Rio das Velhas.

Desde o rompimento da barragem, a captação de água no Rio Paraopeba está suspensa, uma vez que o rio foi atingido pela lama de rejeitos. Um novo ponto de captação está sendo construído pela Vale, após determinação judicial.

A oitiva de testemunhas continua na audiência desta quinta, quando o juiz ouvirá relatos sobre os danos causados à fauna.

Última audiência

Na audiência realizada em 17/10, o juiz Elton Pupo Nogueira ouviu três testemunhas sobre o nível de reserva de água do Sistema Paraopeba, a atual captação no Sistema Rio das Velhas e o eventual risco de racionamento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O juiz determinou ainda que a Vale se manifestasse sobre o impacto das outorgas de água que a empresa possui no Rio das Velhas, devendo demonstrar se toda a água que utiliza retorna para o rio. Essas informações devem estar inseridas no processo até a audiência de amanhã.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial