Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil não param

Mantidos pela Coinj, grupos se empenham no estudo em casa por meio da internet


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Coral Infantojuvenil canta na escadaria do Tribunal Pleno, na Sede
O hábito de ver e ouvir os cantores da Coinj ficou temporariamente interrompido, mas ensaios, aulas e mesmo performances continuam com o auxílio da internet

Muita gente que já teve a chance de apreciar os concertos do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem do TJMG deve estar se perguntando o que os quase 300 jovens músicos estão fazendo nesse período de pandemia, quando o isolamento social está sendo amplamente recomendado.

Afinal, já no início do ano eles começam a preparar sua programação. E eles não pararam de ensaiar, de tocar, de ter aulas, tudo por videoconferência. Nessa jornada, ganharam um público diferente: a família e os animais de estimação. Veja no vídeo abaixo:

 

 

Tendo à frente a desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), responsável por esse trabalho inovador e comovente com a arte e a música, também acabou desenvolvendo caminhos para seguir com as atividades obedecendo às orientações de saúde e segurança.

Segundo a equipe, a insegurança e a falta de certezas para o futuro levaram os profissionais envolvidos a buscar soluções que mantenham a continuidade do projeto, mantendo-o forte para quando chegar o momento do retorno presencial.

"Por meio da música, um elemento de transformação, ajudamos as crianças e os jovens a atravessar os desafios e a se fortalecerem nessa situação difícil. Seguimos juntos. As aulas agora são online, superando distâncias. Vamos aprendendo a nos comunicar com ferramentas virtuais", conta a coordenadora pedagógica do projeto, Luciene Villani.

Ouça o podcast com o áudio da regente Luciene Vilani:

São oferecidas também videoaulas, links para salas de concertos, tarefas para casa, plantões de monitoria e muitas outras atividades de aprendizagem que envolvem também familiares e responsáveis.

"Esforço e paciência são novas habilidades construídas por essa fase. Dessa forma, estamos em plena sintonia com o  compromisso do TJMG: a Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil não param! Tudo isso passará e em breve estaremos juntos novamente. Mas até lá, fique em casa! É o pedido da Coinj", conclui a superintendente Valéria Rodrigues Queiroz.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 3306-3920 (das 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial