O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) adotou a cor azul mais uma vez, em novembro, em apoio à campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e do diabetes.
Ao longo do “Novembro Azul”, várias ações de conscientização e exames gratuitos foram realizados em unidades do Judiciário estadual, na capital e no interior, para lembrar a importância da prevenção dessas doenças. Também em razão da campanha, o Edifício-Sede do TJMG, em Belo Horizonte, ganhou iluminação especial desde o início de novembro.
As iniciativas foram coroadas, nesta sexta-feira (29/11), com a realização do Dia de Vestir Azul, no qual magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, em todo o estado, usaram ao menos uma peça de roupa na cor que simboliza a campanha.
Ao longo de todo o mês, a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) e a Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit) realizaram ações educacionais e exames preventivos em diversas unidades do TJMG - como no Edifício-Sede, onde, em 13/11, foi montado um stand para divulgar informações sobre o câncer de próstata e a diabetes.
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, ressaltou a importância de conscientizar servidoras e servidores por meio das campanhas das cores, durante o ano.
"É fundamental que o Tribunal apoie as campanhas coloridas. No mês específico, você fala a respeito daquela doença, daquela prevenção. Mas também é necessário que se converse sobre esses assuntos de janeiro a janeiro", disse.
Números
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais afeta os homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença fica atrás apenas dos tumores de pele e tem maior incidência em brasileiros com mais de 40 anos. Dados do Ministério da Saúde de 2023 estimam que mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata devem surgir no Brasil até 2025.
Segundo o médico da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) do TJMG, Alexandre Coelho, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas, somente em estágio avançado. Nesse período, o corpo dá sinais de alerta, como dores, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina e no sêmen. Por isso, segundo ele, é importante fazer o toque retal, já que muitas vezes o exame de sangue, conhecido como PSA, não é suficiente para o diagnóstico precoce.
"Muitos perguntam por que não se faz só o exame de sangue. O problema é que há uma faixa em que o câncer já está instalado. O tumor está na próstata e o exame de sangue, o PSA, mede a faixa da normalidade. Como é preciso uma sobreposição, é importante o exame de toque", afirmou.
Além do câncer de próstata, o combate ao diabetes marca o mês de novembro em todo o mundo e, para ajudar a prevenir essas doenças, o TJMG oferece ao público uma solução bem eficaz, a informação, com orientações de profissionais da saúde sobre os cuidados para evitar as duas doenças.
Veja o álbum do Flickr com mais imagens do Dia de Vestir Azul nas unidades do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial