
A fim de propiciar mais comodidade e segurança no atendimento a magistrados, servidores e colaboradores, em maio de 2023 foi inaugurada uma agência do Itaú Personalité na Unidade Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na capital. A instalação da unidade foi uma iniciativa da Superintendência de Gestão Predial, tendo sido acordada, em março de 2022, com a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) e a diretoria do Banco Itaú.
Ao longo dos primeiros 12 meses da gestão, várias campanhas de conscientização foram realizadas, com dicas sobre ar-condicionado e manutenção, funcionamento dos elevadores e período de chuvas; cuidados com o ambiente de trabalho e segurança patrimonial, especialmente com os equipamentos elétricos; Orientação do uso de equipamentos elétricos, com ênfase na rede TJ para os períodos que antecedem feriados e recessos.
Uma das campanhas focou a limpeza de Banheiros, Copas, Gabinetes e demais dependências do prédio, incluindo uma pesquisa permanente de satisfação com os serviços de limpeza (por meio de QR Code). Outras mobilizações tiveram como foco a economia de água e energia e o uso obrigatório do crachá. A Gestão Predial tem atuado ainda com campanhas na Rede TJMG para prevenção de incêndios.
A fim de oferecer respeito, privacidade e dignidade a magistradas, servidoras, colaboradoras e estagiárias lactantes, em 5 de outubro de 2023 foi inaugurada uma Sala de Amamentação no anexo I da Unidade Goiás, na capital mineira. Na mesma data, foi inaugurada uma sala da Gestão Predial nessa edificação.
No período, a Superintendência de Gestão Predial acompanhou a realização de diversos trabalhos, gerenciando a manutenção de diversas nas instalações prediais, para averiguação de necessidades de correções relativas a pinturas, instalações elétricas, hidráulicas e marcenaria. Além dos serviços de limpeza realizados usualmente, foi realizada a limpeza da fachada e das áreas carpetadas do edifício sede; foram ainda recompostas as pedras portuguesas da Avenida Afonso Pena.
Esforços foram empreendidos na coordenação dos projetos de melhorias na infraestrutura dos estacionamentos e na fiscalização do acesso de pessoas às dependências do Tribunal. Com objetivo de melhorar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, foi dado início ao projeto de acessibilidade no auditório do Anexo I, está em tramitação a implantação de um elevador externo no Anexo I, na capital.
Economia de água
A gestão deu prosseguimento à instalação de redutores de pressão das torneiras das pias dos banheiros das áreas comuns, objetivando a redução do consumo de água, iniciada em maio de 2022. A instalação nas áreas comuns foi concluída até o 4º pavimento. As demais áreas: gabinetes, 1º, 2º, 3º pavimento, térreo 1º e 2º subsolo serão feitos no segundo semestre de 2023.
Ações Coordenadas
A Gestão Predial atuou ainda na Supervisão subsidiária das equipes de Segurança, Limpeza e Copa, gerenciando e instruindo os respectivos empregados junto à Coordenação de Controle da Prestação de Serviços Gerais (Cosec). Ressalta-se também sua atuação na promoção da harmonização, integração e eficiência nas atividades desempenhadas pelas áreas de Segurança, Engenharia, Copa, Serviços Gerais e Limpeza, estabelecendo diretrizes e metas de desempenho no Edifício Sede, bem como no Palácio da Justiça Rodrigues Campos.
Como parte das atividades, figurou o atendimento ao público interno e externo prestando informações afetas às dependências da edificação, e o acompanhamento das requisições para emissão de crachás para servidores, estagiários, advogados e visitantes.
Covid-19
Desde o período de pandemia, estão sendo mantidas as medidas de prevenção contra a covid-19, diariamente, por meio de orientações para evitar a contaminação, reforçando as medidas de desinfecção das instalações e supervisionando o uso dos equipamentos de proteção pelos funcionários e usuários das instalações do Tribunal, conforme Portaria Conjunta 1025/PR/2020.

“A Superintendência de Gestão Predial empenhou seus esforços na busca pela excelência e aprimoramento contínuo, visando a máxima assertividade no atendimento às demandas do TJMG, gerando um ambiente favorável ao desempenho e fluidez das mais diversas atividades praticadas no órgão”
Foto: Juarez Rodrigues
Superintendente de Gestão Predial do Edifício-Sede, do Palácio Desembargador Rodrigues Campos e da Unidade Goiás, desembargador Raimundo Messias Júnior
