Cabecalho - Comunicacao Institucional.png
 
 

O Portal TJMG recebeu, em média, mais de 368 mil visualizações de seus conteúdos, por dia, de 1º de julho de 2022 a 14 de junho de 2023. No período, foram produzidos mais de 2.800 informes sobre procedimentos judiciais, extrajudiciais, administrativos, eventos, campanhas e projetos, de interesse dos públicos do TJMG e cerca de 1.500 notícias, sobre temas diversos afetos ao Judiciário mineiro.

Ainda com o objetivo de dar transparência a suas atividades, até junho de 2023, foram atendidas mais de 1.200 demandas jornalistas de meios de comunicação de todo o País, 357 matérias foram disparadas por e-mails para veículos e profissionais de comunicação com notícias sobre o Judiciário mineiro.

38b Comunicacao institucional - TV TJ - Euler Junior.jpg
Foto: Euler Junior

No Instagram, foram publicados 1.772 stories, com cerca de 400 interações por mês e 1.032 postagens. Atualmente, a conta do TJMG nessa rede social possui mais de 46 mil seguidores. O Facebook, por sua vez, disponibilizou cerca de mil posts, que registraram mais de 11 mil curtidas. O Twitter teve 369 posts. Uma novidade, no primeiro ano da gestão, foi a estreia do Tribunal mineiro na rede social Linkedin, em fevereiro de 2023.

Nos últimos meses foram criados três novos quadros no Instagram: o “Acontece nas Comarcas”, que conta atividades realizadas nas comarcas do interior; o “TJMG Indica”, que aborda filmes, livros e séries que trazem o Direito como assunto ou pano de fundo, e o “Desvendando Precedentes”, que explica de forma simples e acessível as principais decisões dos tribunais que servem de paradigma para apreciação de casos semelhantes.

Núcleo de Rádio de TV

Em outubro de 2022, a diretoria de Comunicação Institucional, por meio de seu Núcleo de Rádio e TV, colocou em operação, oficialmente, uma das mais modernas centrais de produção, gravação, edição e transmissão de vídeo do Poder Judiciário nacional. Por meio dela, tornou-se possível veicular ao vivo sessões plenárias, audiências e solenidades realizadas no Auditório do Tribunal Pleno e em outras dependências do Edifício Sede do TJMG. Integrada ao nosso estúdio de TV, a unidade possui tecnologia avançada de gravação profissional, podendo receber e enviar sinais digitais para qualquer destino, oferecendo um produto audiovisual de altíssima qualidade.

Também em outubro, foi lançada a TV TJMinas, com uma programação diversa, dinâmica e focada no interesse público. A TV TJMinas tem um canal próprio no YouTube, e por meio dela vem sendo possível dar mais visibilidade às múltiplas iniciativas do Tribunal de Justiça, bem como levar informações sobre temas afetos ao universo do Direito e do Poder Judiciário de todo o País, em uma contribuição para o exercício pleno da cidadania.

Em janeiro de 2023, a Rádio TJ Minas lançou o Tarde TJ Minas, o primeiro programa ao vivo da emissora oficial web do Judiciário mineiro. Com isso, a Rádio TJ Minas, que está no ar 24 horas, ampliou sua programação, que já contava com duas edições do TJ Minas Notícias.

TV TJ Minas.png Radio TJ Minas.png
Radio TJ Minas nas Radios Nacionais.png  
38c - Comunicacao institucional - Radio TJ - Riva Moreira.jpg
Foto: Riva Moreira
 

Campanhas e peças gráficas

Por meio de sua Coordenação de Publicidade (Copub), a Diretoria de Comunicação Institucional (Dircom/TJMG) , de 1º de julho de 2022 a 16 de junho de 2023, realizou 111 campanhas de comunicação, com elaboração de 3.600 peças gráficas e 21 identidades visuais.  Foram diagramadas 21 publicações — manuais, cartilhas e livros, entre outras publicações.

Relações Públicas e cerimonial

Até 16 de junho de 2023, foram realizadas 472 atividades de cerimonial, entre eventos na capital e interior do Estado, apoio a eventos remotos, acompanhamentos do presidente do Tribunal e de seus representantes, receptivos a autoridades e eventos do TJMG Cultural. Foram também realizadas 154 ações do Programa Conhecendo o Judiciário, direcionadas a alunos do ensino superior, médio e fundamental. Mais de 6 mil alunos dessas faixas participaram do Universitários no TJ, Juízes vão às Escolas, visitas orientadas e palestras virtuais.

Cinco projetos de relações públicas e dez planejamentos de comunicação também são resultados do trabalho da Coordenação, ao longo do último ano.

38a - Comunicacao institucional - Radio TJ - Mirna de Moura.jpg
Aspas 01.png

Alcançado o primeiro ano de gestão do Presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, os desafios estão sendo superados com muito êxito. Em sua missão, a Superintendência de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais continua a fazer o acompanhamento de uma comunicação pública de qualidade, acessível e com transparência, mantendo informados os nossos magistrados, os nossos servidores, os nossos colaboradores e os cidadãos do povo sobre os trabalhos do Judiciário Mineiro. O conteúdo direcionado tem dado visibilidade constante a práticas bem sucedidas do Poder Judiciário Mineiro no cenário nacional. Programas Inovadores, na vanguarda de soluções pacificadoras, surgem da necessidade de acelerar o desenvolvimento econômico e social do Estado e estão sendo monitorados e avaliados

 

desembargador-Jose-Americo-Martins-da-Costa1-Foto-Juarez-Rodrigues.jpg

Foto: Juarez Rodrigues

Superintendente de Comunicação Institucional, desembargador José Américo Martins da Costa

Aspas 02.png
Aspas 01.png

“Inserida em uma gestão inovadora, dinâmica e inclusiva, a Superintendência de Mídia Institucional, neste primeiro ano do biênio 2022/2024, obteve resultados significativos, fruto da dedicação e trabalho de excelência de toda a equipe da Dircom, com a qual tenho a honra de atuar. Alinhada à visão vanguardista do Presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho e sua liderança inspiradora, a equipe não mediu esforços para explorar as novas tecnologias e as plataformas digitais, modernizando e agilizando os canais de comunicação, simplificando a linguagem e ampliando a presença do TJMG nas redes sociais. Por meio de campanhas, publicações e eventos, a Dircom tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações e na construção da imagem institucional do Tribunal, buscando revelar o judiciário e todo o universo de questões que o orbitam de forma cada vez mais acessível, compreensível e próxima da sociedade”

Desa-aurea.jpg

Foto: Cecília Pederzoli

Superintendente de Mídia Institucional, desembargadora Áurea Brasil

Aspas 02.png