50. Cabecalho - Acompanhamento de Carreiras.png

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes implementou importantes melhorias no “Acompanhamento de Carreiras do TJMG”, ao longo dos 12 primeiros meses de gestão. Foram apresentadas novas propostas de adequação do sistema informatizado de “Avaliação de Desempenho por Competências” e divulgado o “Relatório de Lacunas de Competências” relativas aos resultados das “Avaliações de Desempenho realizadas no ano de 2021”.  Trata-se de importante ferramenta destinada a prover a área de formação da escola com informações sobre necessidades educacionais, visando à capacitação profissional dos servidores. 


Desempenho por competências

No “Programa Avaliação de Desempenho por Competências”, foi gerado o terceiro “Relatório referente ao Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho — QVT”, em que foram examinadas as respostas individuais afetas às “Dimensões de Qualidade de Vida no Trabalho”, compilados dados e enviados relatórios às áreas envolvidas do TJMG. 

Quadro de servidores

Em relação ao “Dimensionamento e Acompanhamento do Quadro de Servidores e Unificação dos quadros de pessoal”, ao longo do ano de 2022, o dimensionamento do quadro de servidores, por especialidade, da Secretaria do Tribunal de Justiça, foi atualizado, o que culminou na atualização do Anexo III da Portaria da Presidência 5.211/2021, por meio da publicação da Portaria da Presidência 5.947/2022, norma alteradora. A alteração considerou o cenário institucional, a publicação de normas pelo Conselho Nacional de Justiça e o planejamento estratégico do TJMG.

A partir das mudanças ocorridas desde a configuração do cenário pandêmico, nos anos de 2021 e 2022, foram feitas adaptações no processo de monitoramento do quadro de servidores, adaptando-se as entrevistas para análise de perfil, o acompanhamento de servidores com capacidade laborativa reduzida e outras questões relacionadas à vida funcional dos servidores em face das restrições impostas pela necessidade de distanciamento social, atividades que foram realizadas preferencialmente a distância, por telefone ou por meio de plataformas digitais.
 
Processo de remoção

Também foram realizadas ações de movimentação e lotação de servidores decorrente do processo de remoção referente ao Edital 3/2022, publicado em janeiro de 2023, para preenchimento de dez vagas do Cargo Oficial Judiciário, Especialidade Oficial Judiciário, em setores da Secretaria do TJMG. A lotação desses servidores foi realizada a partir de entrevistas por telefone, verificação de perfil e análise das necessidades de composição do quadro de servidores, observando-se as diretrizes da Presidência quanto à definição das prioridades para lotação desses servidores.      

Promoção por merecimento

Deu-se andamento à promoção, por merecimento, de magistrados, processo subsidiado pela Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), no que se refere ao critério “aperfeiçoamento técnico”, por meio do recebimento, registro e disponibilização das informações referentes aos títulos de juízes no Sistema de Provimento de comarcas e para o Órgão Especial. De julho de 2022 a maio de 2023, foram registrados 1.955 títulos de magistrados para subsidiar o critério “Aperfeiçoamento Técnico” em 15 editais de promoção por merecimento. 

Orientação gerencial

No que se refere ao “Programa de Orientação Gerencial”, em 2020, em função da pandemia, as atividades foram adaptadas para a modalidade EAD. De julho de 2022 a maio de 2023, foram realizadas duas edições, com reuniões temáticas em que um psicólogo da Coordenação de Orientação à Lotação e Movimentação (Comov) dirigiu os gestores participantes na discussão sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento do gestor, liderança e sobre gestão de pessoas, de processos e de avaliação de desempenho. Ao todo, 14 gestores, de unidades de 1ª e 2ª instâncias, participaram dessas edições. O objetivo é possibilitar a reflexão sobre a realização do trabalho, as possibilidades de desenvolvimento de habilidades e a construção de modelos de comportamentos mais funcionais na prática da gestão dos setores TJMG. Ao mesmo tempo, foram realizados atendimentos e orientações pontuais de gestores ao longo desse período.