
Um total de 5.609 estagiários foram admitidos no primeiro ano da gestão, e foram prorrogados 1.278 contratos de estágio no Judiciário mineiro. No período, foram organizadas quatro seleções públicas com recursos próprios da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), fruto da parceria da Coordenação de Seleção e Acompanhamento de Estagiários da Gerência de Estágios e Concursos (Gescon/Coest) e do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (Ceted).
Foram ainda realizadas 19 seleções de estagiários, em parceria com as direções dos foros das comarcas participantes — Edital 1/2022 e Edital 2/2023, para estudantes de pós-graduação em direito, psicologia e serviço social — e dos servidores da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) e da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) — Editais 1/2023 e Edital 3/2023, para estudantes de graduação de vários cursos.

Portal do Estágio
Outra inovação importante foi o início da construção do “Portal do Estágio” na intranet, que possibilitará o registro eletrônico da frequência pelos estagiários que atuam na capital e nas comarcas do interior, além de viabilizar a gestão e o controle da frequência diretamente pelos supervisores de estágio. Destaca-se ainda o desenvolvimento de painéis de controle de vagas de estágio, pelo Qlik Sense, que possibilita a visualização da situação das vagas de estágio autorizadas nas comarcas, além de permitir consultas diretas a esses dados, pela Direção da Ejef.
Gestão documental
Em relação à gestão documental do estágio, concluiu-se o processo de conferência do relacionamento de pastas híbridas pela equipe da Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc), finalizando-se a listagem de transmissão de documentos ao arquivo central, o que possibilitará a redução de cerca de 70% do arquivo físico/híbrido da Coest.
Agente de Integração
Importante registrar o avanço dos estudos relativos à contratação de Agente de Integração de Estágio, como nova solução para a gestão administrativa do Programa de Estágio do Tribunal, garantindo sua sustentabilidade e expansão. Nesse sentido, foi preparado Edital de Consulta Pública com o intuito de prospectar o mercado de possíveis soluções aptas a atender aos interesses públicos tutelados pelo Tribunal.
Fluxos de trabalho
Registra-se que estão em andamentos importantes projetos e melhorias de fluxo de trabalho como o fluxo de ressarcimento dos pagamentos indevidos à ex-estagiário e o fluxo seleções públicas com o aprimoramento dos editais de seleção, que foram reformulados para dar mais dinamicidade e qualidade ao recrutamento de estudantes, conjuntamente com os estudos relacionados à alteração da estratégia de contratação de empresas organizadoras das seleções públicas.
Painéis do Qlik Sense
Em 2022, foi iniciado, junto à Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip) e ao Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), o trabalho de construção de painéis do Qlik Sense para mineração de dados do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a nova ferramenta, pretende-se extrair dados relacionados à produtividade e à qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe interna da Coest.
Para aprimorar o trabalho realizado, foi concebida a criação de um módulo de vagas. O objetivo é que seja desenvolvida uma versão do sistema ES em Web, que possibilite a criação de vagas de estágio considerando o atributo da autorização, para realizar um controle automatizado e inteligente, sem que sejam necessários controles paralelos.
Outros destaques
Em janeiro deste ano, foi iniciado o curso “Introdução ao programa de estágio”, que, por meio do Siga TJMG, registrou 3.442 inscritos e 3.339 aprovados, até maio de 2023.
Em relação à formação dos estagiários do Tribunal, relevante mencionar o desenvolvimento do Itinerário formativo do estagiário, disponível online, que organiza uma carteira de cursos da Ejef, acessíveis aos estagiários. Da mesma forma, os supervisores de estágio poderão, a partir do itinerário, incluir, nos planos de estágio, cursos que considerarem necessários à formação dos estudantes.
Destacam-se também a elaboração da “Política de Código de Conduta dos Estagiários do TJMG”, pelo juiz David Miranda Barros, e a apostila com orientações sobre práticas de secretaria na área cível e criminal disponibilizada na Biblioteca Virtual da Ejef.
A formação dos supervisores de estágio também foi colocada em pauta, tendo sido iniciados os preparativos para criação de um curso preparatório destinado aos supervisores de estágio, com o objetivo de capacitar nossos clientes dentro da proposta do “Programa de Estágio”, com foco no desenvolvimento profissional do estudante.