
Iniciativas estratégicas foram implementadas no primeiro ano da gestão por meio do Programa Justiça Eficiente – Projef 5.0, lançado pela Direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O programa é o instrumento norteador do aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária na instituição, estando regulamentado pela Portaria Conjunta 1.373/PR/2022.
As linhas mestras estabelecidas pelo Projef 5.0 foram desenhadas de maneira coletiva pelos dirigentes da Corte mineira, dentro de uma visão democrática e compartilhada. O programa abrange diversas ações estratégicas, que se ancoram no firme compromisso com a razoável duração do processo, com a eficiência e com a celeridade da Justiça em Minas, com a cultura da integridade, com os métodos autocompositivos, com a modernização da Justiça e com o alinhamento aos macrodesafios do Poder Judiciário, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao final dos 12 primeiros meses de gestão, a carteira do Projef 5.0 estava composta com um total de 60 iniciativas institucionais vinculadas, contemplando todos os 25 Objetivos contidos na Portaria Conjunta 1.373/PR/2022.

Fotos: Juarez Rodrigues
Escritório de Projetos
Em cumprimento ao ato normativo, o Núcleo de Gestão de Projetos do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Nugepro/Ceproj) atuou no mapeamento, no acompanhamento e no apoio ao desenvolvimento de diversas iniciativas institucionais aderentes ao Projef 5.0. O objetivo do Núcleo é funcionar como um escritório institucional de iniciativas, auxiliando no alinhamento do escopo delas às metas estratégicas estabelecidas pela Alta Administração do TJMG.
Mapeamento
Apenas neste primeiro ano de gestão, o Núcleo mapeou e monitorou 60 iniciativas e realizou mais de 200 reuniões, promovendo diálogo contínuo com as áreas e os gestores responsáveis por projetos. O setor também atuou de forma colaborativa junto à Direção, com vistas à construção ou adequação de cronogramas relacionados a iniciativas estratégicas aderentes ao Projef 5.0.
A partir de uma parceria entre setores da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segove) e da Diretoria Executiva de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), foi desenvolvido um Formulário de Mapeamento de Iniciativas Institucionais e um site específico para acesso ao documento. Foi criado ainda um fluxo de trabalho, adotado na condução de todo o mapeamento.