
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais abraçou o conceito da inovação como um dos pilares de sua governança. Assim, por meio de sua Unidade de Inovação em Laboratório de Inovação (UAI-Lab), a instituição tem atuado para criar ambientes colaborativos e transdisciplinares, que estimulem a inventividade, a imaginação e a capacidade de criação.
Diversos eventos, lives e podcasts foram realizados com o objetivo de disseminar a cultura da inovação. As atividades, idealizados pelo UAI-LAb, contaram com a participação de nomes reconhecidos no mercado. Buscou-se trazer conceitos, técnicas e métodos para estimular e auxiliar as pessoas a se tornarem agentes de inovação dentro do seu ambiente de trabalho. Em março de 2022, foi lançado na Rádio TJ Minas o podcast do laboratório, denominado UAI-Cast.Entre as temáticas debatidas no podcast e no UAI-Live, figuraram: Visual law e linguagem simples; confiança criativa na inovação; metaverso e o Poder Judiciário; o futuro do trabalho; como organizar o tempo e inovar; linguagem simples e Direito Visual no Judiciário; automação de processos robóticos no Judiciário; o papel de um laboratório de inovação ; hackeando o ChatGPT: o que é e como a IA generativa pode ajudar na sua vida; LGPD, direito do consumidor e poder judiciário; e o primeiro ano do UAI-Lab.
Café com Inovação
Outra iniciativa criada para promover e disseminar a cultura inovação no TJMG foi o Café com Inovação. A ação educacional, promovida pela Efef, em atendimento a demanda da UAI-Lab, é realizada em formato de palestras, na modalidade presencial. A primeira e a segunda etapa da iniciativa foram realizadas, em 2023, nos dias 30 de janeiro e 26 de junho, respectivamente, na Skema Business School, em Belo Horizonte.
Dedim de Prosa
Foi criado o evento Dedim de Prosa, em que são convidamos representantes de diversos setores do Tribunal ou de outras instituições para participarem de uma roda de conversa no UAI-Lab, de forma presencial ou virtual. O objetivo é obter informações que subsidiarão as iniciativas do laboratório. Desta forma, a unidade também aproximar de seus projetos o público interno e externo, de forma a que se tornem agentes ativos de inovação em suas áreas de atuação. Em 16 de agosto de 2022, foi realizada uma edição do evento, em torno de formulários eletrônicos de pré-atermação.
Jornada do Conhecimento
Por meio do Programa “Jornada do Conhecimento”, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), o UAI-Lab promoveu cursos de capacitação sobre a Agenda 2030, Legal Design, Robotic Process Automation (RPA), Design Thinking, Design Thinking, - Formação de Laboratoristas, Introdução a Inovação e Visual Law. O programa consiste em um conjunto ações de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação, na área de inovação, e propõe o emprego de novas arquiteturas pedagógicas e metodologias ativas de aprendizagem, de forma democrática e participativa.
Programa TJMG Aproxima
Encontra-se em andamento a publicação de um ato normativo regulamentando o uso de direito visual e linguagem simples em âmbito institucional. Um programa — TJMG Aproxima — foi desenvolvido pelo UAI-Lab com o objetivo de institucionalizar esse uso na instituição. Desde então, o programa foi responsável por destacadas entregas: a publicação de Portaria Conjunta regulamentando o uso do direito visual e linguagem simples na instituição; a aplicação de técnicas de Visual Law e Linguagem Simples aos formulários de pré-atermação do Juizado Especial de Belo Horizonte; a reformulação da carta convite para participação em mutirão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), de modo a adequá-la a essa técnica; e aplicação de linguagem simples e direito visual no Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJMG.
Oficinas de Design Thinking
O laboratório atuou como facilitador de oficinas através da metodologia “Design Thinking”, técnica que auxilia na resolução de problemas ou desafios, através da combinação de criar empatia, explorar o problema, promover a ideação, criar protótipos e testar uma solução, colocando o usuário no ponto focal do processo. Foram realizadas oficinas com a equipe do Cejusc de Muriaé e 3ª Vice-presidência; com a equipe do Central de Apoio à Justiça Restaurativa (Ceajur); a Oficina Ejef em Movimento; e com equipe do Jesp
Rede Mineira de Laboratórios de Inovação

Os primeiros seis meses da gestão viram ainda emergir a Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, iniciativa que envolve a atuação e a interação de pessoas, ideias e organizações públicas e privadas, para propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação de cunho experimental, assim como outras ações inovadoras, buscando a desburocratização, o aprimoramento de estruturas e a economia de recursos. O objetivo principal é fortalecer o ecossistema de inovação em Minas Gerais.
Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação
Em 18 de novembro de 2022, foi realizado o Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação, que reuniu representantes da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação em torno de palestras e oficinas de integração. Quinze instituições puderam, ainda, apresentar projetos e discutir soluções para problemas. A ação também contou com palestras ministradas pelo professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Daniel Hasan Dalip, e pela servidora da Justiça eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Yna Honda. O evento foi finalizado com uma oficina de integração.
Confraria da Inovação
Foram realizados dois encontros da Confraria da Inovação, evento criado para reunir membros da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação para a leitura ¿de livros e artigos relacionados à inovação e fomentar uma discussão que possa contribuir com o desenvolvimento de ações e construção de um ambiente propício ao surgimento de ideias inovadoras. O primeiro encontro foi realizado em 7 de março de 2023, no campus da Skema Business School em Belo Horizonte; em 16 de junho de 2023, foi realizado o segundo evento, em Ouro Preto.
Projeto Conecta TJMG
Em outro importante passo rumo a uma maior modernização do Judiciário de Minas, surgiu o projeto Conecta TJMG, que quebra paradigmas na forma como os cartórios são organizados, alterando o ambiente estrutural e a organização e os processos de trabalho. A ideia é propiciar mais qualidade de vida para o público interno e aprimorar o atendimento do jurisdicionado, focando em acessibilidade e inclusão.
O projeto-piloto foi implementado em 10 de agosto de 2022, na 6ª Câmara Cível e já tem se mostrado como precursor de uma nova visão sobre o futuro da instituição, almejando mais do que a mudança de uma unidade jurisdicional, ao unir reforma estrutural e redução do espaço físico, modificação e modernização de processos de trabalho com atividades presenciais excepcionais (modelo de trabalho híbrido), espaço de inclusão digital e atendimento humanizado mediante o acolhimento dos usuários externos e a digitalização de 100% do acervo físico.
Metaverso
Em 6 de setembro de 2022, o TJMG, também por meio de seu laboratório de inovação, apresentou um projeto inédito criado no Metaverso, por meio de parceria com a empresa View 3D Studio, tornando-se, assim, um dos pioneiros no uso da tecnologia. O projeto consiste em um ambiente virtual imersivo e hiper-realista, criado para reproduzir o espaço físico do projeto Conecta TJMG, implementado no cartório da 6ª Câmara Cível. O ambiente virtual espelha a versão do mundo real, desde o balcão de atendimento até o espaço de descompressão criado para contribuir com a qualidade de vida dos servidores.
Por meio desse mundo digital, o usuário consegue circular pelo cartório usando os botões de direcionamento, como em um videogame, conhecendo as propostas de melhorias que foram implementadas no espaço físico localizado no Edifício-Sede do TJMG. O projeto-piloto ainda está em desenvolvimento, mas descortina um leque de oportunidades para o futuro.
Monitoramento de contratações
Foi iniciado, ainda, projeto-piloto sobre Indicadores de Monitoramento da Gestão de Contratações (IMGC), que busca criar uma metodologia inédita de monitoramento de gestão de contratações públicas, por meio da identificação de indicadores e da definição de graus de impacto de cada contrato junto à instituição. A iniciativa, de autoria de Marcelo Seriema, Oficial Judiciário da Assessoria Técnica e Jurídica para Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Ascont), conta com o apoio do UAI-Lab, do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), da Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip) e do Centro de Informação Institucional (Ceinfo).
Mais modernização
Por meio de parceria com uma empresa líder na área de Telecomunicações, o laboratório de inovação do Tribunal fez uma Prova de Conceito (POC) com uma tela interativa e câmeras 360º, para avaliar os benefícios desses instrumentos durantes as reuniões, no ensino, em oficinas, e nas salas de audiência. O objetivo é trazer ainda mais modernização ao TJMG.
O UAI-Lab está dedicado ainda a desenvolver, em parceria com a Ejef, um curso de capacitação para a equipe especializada da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor/TJMG). Por meio desta ação, será possível desenvolver ferramentas de automação que contribuam com o aumento da eficiência e produtividade dos servidores e magistrados. Espera-se ainda que, por meio dos RPA's, seja possível reduzir custos, oferecer mais precisão das informações e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Enastic
Nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2023 a Corte mineira sediou a 10ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic). O evento reuniu tendências de tecnologia e inovação, promoveu discussões sobre técnicas e ferramentas de tecnologias emergentes e cultura digital, inseridos dentro do contexto da justiça, permitindo ainda o intercâmbio de conhecimentos entre instituições.

Inovação nos Juizados Especiais
O UAI-Lab está atuando como facilitador de oficinas com outros quatro laboratórios de outros tribunais, com o propósito de buscar soluções para desafios enfrentados pelos Juizados Especiais. O objetivo do grupo é auxiliar os participantes do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) a identificar problemas, criar soluções e elaborar protótipos a partir da adoção de abordagens inovadoras como o Design Thinking e métodos ágeis para implementação de mudanças positivas nos Juizados Especiais.
Mapa de Distribuição de Cartas Precatórias
Outra iniciativa que se destaca no período foi a criação do mapa de distribuição de cartas precatórias nos tribunais estatuais, surgido a partir da constatação da falta de padronização na forma como as cartas precatórias são expedidas/distribuídas nos Tribunais de Justiça estaduais. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Governança de Processos Judiciais (Cegop), em parceria com a UAI-Lab e com o apoio da Coordenação de Publicidade (Copub).