Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_pandemia.png

Em julho de 2020, logo que a atual direção tomou posse, foi criado um grupo de trabalho para discutir a retomada das atividades presenciais, suspensas em 18 de março, diante da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de covid-19. A coordenação ficou a cargo do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, superintendente administrativo adjunto do TJMG.

Enfrentamento da pandemia 3.jpg

"A retomada foi planejada e realizada com cautela, tendo como base a experiência de cada gestor, na sua área específica de atuação. Graças a protocolos e indicadores definidos pelas autoridades de saúde, foi possível o retorno gradual, em diversas comarcas, a partir de 14 de setembro, com a retomada de prazos em todos os processos criminais, infracionais, procedimentos e processos administrativos, além dos serviços notariais e de registro", lembra o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

aspas_1topo_png.png

 

Nesses primeiros seis meses da atual gestão, e a despeito dos incontestáveis desafios e dificuldades trazidos pela pandemia do novo coronavírus, de proporção mundial, a Assessoria Jurídica da Presidência, com o auxílio das ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela administração do Tribunal, pôde desempenhar seu mister com regularidade e segurança, ou seja, sem que sua atuação viesse a ser comprometida pelo atual cenário. Sem dúvida alguma, posta à prova pela atual crise sanitária, já no limiar de sua gestão, mostrou o Presidente desta Casa, ao lado das demais autoridades dirigentes, não apenas sua habilidade e técnica para enfrentar as adversidades, como também a capacidade de conduzir o Judiciário mineiro, sem perder o rumo, sem se desviar de sua diretriz maior, que é garantir a paz social, mediante a solução célere dos conflitos postos a sua apreciação.

Desembargador Elias Camilo Sobrinho
Superintendente da Assessoria Jurídica da Presidência

aspas_2baixo_png.png

Entre outros aspectos, as análises e as decisões sobre o retorno do trabalho presencial vêm sendo subsidiadas pelo painel Plano de Retomada – Covid-19, desenvolvido pelo Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), através da ferramenta Qlik Sense. Por meio dele, são avaliados riscos e definidas as ações de abertura ou fechamento das comarcas ao público externo e a suspensão ou retomada de prazos processuais. Os casos internos de contágio pelo novo coronavírus também são acompanhados pelo painel.

aspas_1topo_png.png

Parabenizo a gestão do Desembargador Gilson Soares Lemes, que preserva princípios e valores de administração pública introduzidos pela gestão do Desembargador Nelson Missias, aprimorando entendimentos e boas práticas. Agradeço a meu antecessor, Desembargador Newton Teixeira, cujos parâmetros me servem de guia, buscando sempre aperfeiçoar. Quanto à Superintendência de Saúde, ressalto a disposição do Desembargador Gilson Lemes em modernizá-la estrutural, administrativa e materialmente, permitindo ampla e coerente ação em prol de métodos que apontam para o futuro.

Desembargador Bruno Terra Dias
Superintendente de Saúde

aspas_2baixo_png.png