Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

«  VOLTAR

Economicidade

Resultados alcançados

Nos procedimentos licitatórios, em todos os setores do Tribunal de Justiça, na Primeira e na Segunda Instâncias, houve uma economia de mais de R$ 60 milhões, o que representa 27,6% sobre o valor estimado nos orçamentos. Ao todo, no período, foram homologadas 109 licitações.

Essa economia é resultado da sistemática de disputa dos pregões e de esforços dos pregoeiros e da Comissão Permanente de Licitação. Valores referentes a licitações não concretizadas (desertas, frustradas ou das quais o TJMG desistiu) não estão incluídos no cálculo.

info_economicidade2_2017_2-01.jpg

Com o aprimoramento dos mecanismos de gestão de custos, as comarcas contam com um instrumento para controlar as despesas das unidades judiciárias. Por meio de planilhas de custo analítico e comparado, juízes diretores do foro e administradores do fórum podem acompanhar gastos com água, energia elétrica, serviços postais e impressão.

Resultados alcançados

Queda de 7,78% no consumo anual de água

Queda de 6,07% no consumo de energia

Queda de 9,82% no custo de telefonia

Grupos de trabalho envolvendo magistrados e servidores se empenharam no exame de diversas matérias e na renegociação de contratos visando à redução de custos e do desperdício de recursos públicos. Entre os aspectos analisados estavam locação de imóveis, serviço de apoio administrativo e de informática, seguro predial e dos veículos oficiais, aquisição, controle e desfazimento de bens móveis permanentes, uniformização das capas processuais. Paralelamente, campanhas procuram conscientizar os setores para diminuir o gasto com serviços postais, reduzir a frequência do envio de malotes entre as comarcas e adotar nova metodologia de gastos de insumos, entre outros pontos.

info_economicidade_2017_2-01.jpg

Continue Lendo