O Sistema Eletrônico de Informação (SEI), plataforma que permite a gestão e o processamento digital de documentos, expedientes e processos administrativos, sem a utilização de papel, provocou uma mudança de cultura no TJMG.  A Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) deu início a sua implantação no Tribunal mineiro, em 1º de dezembro de 2016, e expandiu de maneira acelerada: o SEI já se encontra implantado em todas as unidades administrativas e judiciais da Primeira e da Segunda Instâncias do TJMG.

Até 6 de março de 2018, haviam sido criados 104.251 processos no sistema, sendo que  48.113 permaneciam ativos. Um total de 36.300 processos haviam sido criados para receber as pastas funcionais de servidores e magistrados. O número de documentos criados (nato-digitais) chegou a mais de 250 mil, e 200.971 documentos externos foram inseridos no sistema. O total de usuários ativos, até a data, atingiu o número de
23.685.  

sei.jpg

A ferramenta acelerou a tramitação de expedientes administrativos, reduziu custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos, eliminou perdas e extravio de papéis e permitiu o compartilhamento de informações com diversos usuários, de forma simultânea, o que impacta na transparência e na segurança dos atos.

 

Capacitação de multiplicadores

A Gerência de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada (Gedoc) capacitou presencialmente, até fevereiro de 2018, 439 magistrados, assessores e servidores para atuar como multiplicadores do SEI em todos os setores administrativos da Segunda Instância.

Além disso, cerca de 6 mil pessoas participaram de cursos à distância para aprender a utilizar o sistema, em três ciclos coordenados pelo Núcleo de Capacitação de Sistemas Informartizados (Nucs), em parceria com a Central de Tecnologia para Educação e Informação (Cetec).

 

Confira a matéria da rádio TJ: Sistema eletrônico de tramitação de documentos é lançado no TJMG

Confira a matéria da rádio TJ: TJMG assina acordo para implantação do SEI em órgãos do Estado

 

Assista ao vídeo institucional sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), produzido pela equipe de televisão da Ascom TJMG.