A segurança institucional mereceu especial tratamento normativo no período, possibilitando que a Comissão de Segurança do Centro de Segurança Institucional (Cesi) passasse à condição de órgão permanente do TJMG. Entre as ações de destaque realizadas até fevereiro de 2018, figura a confecção dos planos de segurança, de forma individualizada e dividida em duas fases de elaboração e implantação, sendo a primeira integrada por 23 edificações; e a segunda, por 44, totalizando 67 edificações do Poder Judiciário, localizadas na capital e no interior, distribuídas por 57 comarcas.

Destaca-se no período ainda a efetivação do controle de acesso in loco, feito com a utilização de catracas, e respectivo sistema informatizado, em 23 edificações de fóruns localizados em 14 comarcas incluídas na primeira fase de implantação dos planos de segurança. Foi ainda concluída a licitação para aquisição e manutenção de catracas e do respectivo sistema informatizado, que serão instaladas para uso no controle de acesso de 44 edificações que abrigam fóruns de diversas comarcas do interior de Minas, e que serão contempladas na segunda fase de implantação dos planos de segurança.

O plano de segurança predial incluiu a instalação de equipamentos como alarmes, catracas, cancelas eletrônicas e portais detectores de metais, visando à obtenção de um maior controle de acesso, para oferecer mais segurança às edificações. Do início desta gestão até meados de 2018, foram instalados 13 sistemas de alarmes. Foram ainda instalados circuitos fechados de televisão­ em um total de 97 edificações; 130 portais detectores de metais em 119 comarcas; e 79 catracas em 24 comarcas.

seguran_a_carrossel.gif