Uma força-tarefa formada por assessores, com o apoio da magistratura, deu vazão aos processos cíveis e criminais em unidades judiciárias cujos números apontavam a necessidade de intervenção localizada. Assim foi o programa “Julgar: Rede Ampliada de Justiça”, criado nesta gestão para aumentar a produtividade nos âmbitos cível e criminal nas comarcas de Minas.

O Julgar surgiu em agosto de 2016. Em 11 de junho de 2018, a iniciativa somou 28.010 sentenças em 98 comarcas. O montante correspondeu a uma média de quase 1.300 sentenças por mês, priorizando processos antigos (meta 2 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ) e ações de improbidade e crimes contra a administração pública que tramitam na Justiça Estadual (meta 4 do CNJ).

programa_julgar.jpg


A equipe do Julgar – juízes cooperadores e 40 assessores na capital – atuou de maneira remota, acelerando a prolação de sentenças e ajudando comarcas no interior. A força-tarefa também antecipou júris e audiências, conferindo agilidade aos trabalhos.

O programa contou com o apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública. O monitoramento bimestral dos números e a identificação de comarcas contempladas foram feitos periodicamente, com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça.

 

Confira a matéria da rádio TJ: Programa Julgar acelera publicação de sentenças

 

Assista à reportagem sobre o programa Julgar, produzida pela equipe de televisão da Ascom TJMG.