A gestão de pessoas por competências procura identificar as competências institucionais e individuais, permitindo direcionar o foco das diversas ações dos subsistemas de gestão de pessoas para o desenvolvimento, aperfeiçoamento, monitoramento e avaliação das competências que podem impactar no alcance dos objetivos estratégicos da instituição.

Por se tratar de um modelo complexo, o Programa de Gestão por Competências foi elaborado para ser executado em diferentes projetos, ao longo do tempo. Inicialmente, na gestão anterior, foram mapeadas as competências da instituição, de gestores e de servidores.

Posteriormente, em 2016, foi concluído o Projeto de Avaliação de Desempenho por Competências – gerenciais e de servidores –, que propõe um novo modelo de avaliação de desempenho, baseado nas competências mapeadas. Nessa etapa também foi utilizada metodologia participativa, que envolveu gestores e servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância. Foram realizadas 17 oficinas, de agosto a outubro, com a participação de 237 gestores e servidores.

programa_gestao.jpg

 

Foi possível a validação do novo instrumento de avaliação de desempenho a ser utilizado – Avaliação de Desempenho por Competência de Servidores.

Em 2016, entre outros avanços, também foi realizada, por meio da ferramenta Google Forms, uma pesquisa para identificar os conhecimentos gerais e específicos necessários para a competência técnica de cada cargo/especialidade.

Para a efetiva implementação do Projeto de Avaliação de Desempenho por Competências, desde novembro de 2016 a Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), em parceria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), desenvolve um sistema informatizado.

Em 2017, foram iniciados os estudos para publicação da norma regulamentadora da Avaliação de Desempenho por Competências e também a elaboração de material e planejamento da formação de gestores e servidores sobre a Avaliação de Desempenho por Competências.

O Programa de Capacitação por Competências já foi iniciado, e algumas ações desenvolvidas. A Dirdep contratou consultoria pedagógica externa para auxiliar na construção de itinerários formativos para essa capacitação. Durante 2017, foram realizados grupos focais no intuito de construir esses itinerários, que subsidiarão as futuras ações de formação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Entre os resultados obtidos nesta gestão, figuram o novo sistema informatizado para a implantação do Projeto de Avaliação de Desempenho Por Competências, que tornou-se disponível no final do primeiro semestre de 2018; além disso, foram construídos alguns itinerários formativos que subsidiarão a capacitação por competências.