Ouvidoria com WhatsApp
 

Braço do TJMG que exerce o papel de ponte entre a instituição e a sociedade, a Ouvidoria passou a atender o cidadão também por meio do WhatsApp, no número (31) 9 8275-4131, a partir de 1º de fevereiro de 2018. Além de ser gratuito, o aplicativo é líder de mensagens para celulares em mais de 109 países, segundo um estudo publicado pelo SimilarWeb.

Essa nova mídia é mais um esforço da gestão para democratizar o acesso à Justiça, dentro da política do Judiciário de incorporar tecnologias que acelerem a prestação jurisdicional e ampliem a transparência. No primeiro mês, a Ouvidoria recebeu 163 demandas pelo WhatsApp.  

 

Total de expedientes

Considerando todos os canais de atendimento com o público, o total de expedientes recebidos pela Ouvidoria, de 1º de julho de 2016 a 28 de fevereiro de 2018, foi de 11.168.

ouvidoria_whatsapp.jpg

 

Confira a matéria da rádio TJ: Ouvidoria incorpora WhatsApp como canal de atendimento

 

Encontro de Ouvidores

Com o objetivo de difundir o instituto das ouvidorias como instrumento de promoção da cidadania e de aprimoramento democrático da gestão do Poder Judiciário, bem como incentivar a integração entre as ouvidorias judiciais e fomentar uma atuação transparente, ética e responsável, o TJMG sediou, em 6 de julho de 2017, o III Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais. O evento foi realizado pelo Tribunal mineiro, por meio de sua Ouvidoria, em parceria com o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud).

Ouvidores de 26 tribunais estaduais, ouvidores de outros poderes e instituições e juristas renomados participaram do encontro. Ao longo do evento, foi lançado nacionalmente o livro Ouvidorias de Justiça, Transparência e Lei de Acesso à Informação. A obra reúne 31 artigos de estudiosos sobre o tema e foi organizada pelos ministros Ricardo Villas Boas Cueva e Sebastião Alves dos Reis Júnior, pelo desembargador Altair de Lemos Júnior e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Cláudio Allemand.

 

Confira a matéria da rádio TJ: TJMG promove Encontro Nacional de Ouvidores

Assista à reportagem sobre o Encontro de Ouvidores, produzida pela equipe de televisão da Ascom TJMG.

 

Cultura da Paz na Ouvidoria

Em 26 de setembro de 2016, a Ouvidoria e a 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), firmaram parceria com o objetivo de fortalecer as práticas de mediação e conciliação, no âmbito do Poder Judiciário mineiro. Por meio da parceria, a Ouvidoria passou a ser usada, de forma estratégica, para disseminar na sociedade a cultura da autocomposição.