Projetos sociais mantidos pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem realizaram diversas apresentações ao longo desta gestão. De julho de 2016 a dezembro de 2017, os dois grupos fizeram 33 apresentações, incluindo duas Cantatas de Natal.

O projeto de formação do Coral TJMG atende a cem crianças e adolescentes de três núcleos: o núcleo Coinj, formado por diversos alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana; e os núcleos da Escola Estadual Dona Augusta, da Escola Municipal Ulysses Guimarães e da Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, localizadas na comunidade do Morro do Papagaio, na capital mineira.

Já o projeto da Orquestra Jovem atende a 180 crianças e adolescentes da sociedade em geral, mas tem como foco crianças e adolescentes que vivenciam situações de vulnerabilidade social e residem em áreas de risco, como crianças de instituições de acolhimento e aglomerados. Cerca de 150 meninos e meninas participam da iniciativa.

Foram lançados dois editais no período, para a seleção de crianças e adolescentes interessados em participar das iniciativas. Eles recebem, de acordo com a aptidão e o interesse, aulas de canto coral, corda (violino, violoncelo, viola e contrabaixo), sopro (saxofone e flauta transversal) e percussão (instrumentos diversos).

orquestra.gif