“A incorporação da cultura do voluntariado beneficia o conjunto da sociedade e aumenta a confiança, a solidariedade, o pertencimento e a reciprocidade entre servidores e jurisdicionados.” Essa é umas das premissas que sustentam o Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (NV/TJMG), instituído por meio da Portaria Conjunta da Presidência 543/2016, em 24 de agosto de 2016, às vésperas do Dia Nacional do Voluntariado.

O Núcleo de Voluntariado do TJMG surgiu nesta gestão como um dos desdobramentos do termo de cooperação técnica que deu origem ao projeto Rua do Respeito, assinado em 2015 pelo TJMG, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Ministério Público estadual. Em maio de 2016, os parceiros do projeto assinaram um memorando de entendimento com o programa Voluntários das Nações Unidas (VNU), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O memorando criou um marco de cooperação com vistas ao apoio mútuo entre os parceiros, em áreas de interesse comum, em especial na promoção do voluntariado e no desenvolvimento humano.

Um levantamento de todas as iniciativas de trabalho voluntário, institucionalizadas ou não, que vêm sendo realizadas no estado por magistrados e servidores é outra ação que o Núcleo de Voluntariado do TJMG começou a desenvolver, nesta gestão. Além disso, o Judiciário mineiro está elaborando atos normativos que vão nortear o trabalho voluntário no âmbito do Tribunal mineiro.

 

Rede de Voluntariado

Ao criar o núcleo, o TJMG pretendeu dar mais efetividade à Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais, criada em dezembro de 2016. A rede de voluntariado em Minas foi criada com o objetivo de integrar os diversos colaboradores das organizações e disseminar a cultura do voluntariado nos órgãos parceiros. A proposta da rede é articular esforços que viabilizem a elaboração e a concretização de projetos voltados para o bem comum, facilitando a implementação de cooperações em prol da sociedade, com o envolvimento dos cidadãos, da iniciativa privada, de entidades e órgãos públicos.

Acesse o áudio do lançamento da rede de voluntariado do TJMG.

 

voluntariado.jpg