A Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), sediada no Palácio da Justiça, recebe o público semanalmente e, ao longo desta gestão, contabilizou 26,2 mil visitantes, entre alunos de escolas públicas e particulares, universitários, pesquisadores e a comunidade em geral.

Reforçando sua vocação museológica e arquivística e seu significado para estudiosos, cidadãos e estudantes, a Mejud realizou quatro palestras, dentro do Circuito de Seminários – realizado em parceria com o Grupo de Pesquisas e Estudos em Museologia, Arte, Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (Musaetec) e com a Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, o setor participou da 10ª e da 11ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ofertando palestras e oficinas de paleografia e encadernação de documentos.

Outra ação da Mejud nesta gestão foi a distribuição de 662 exemplares do livro Comarcas de Minas, lançado em 2016, a desembargadores da ativa e aposentados, a todas as comarcas do estado, a 70 cursos universitários de história e direito do País, a bibliotecas da capital, ao Arquivo Histórico Ultramarino e à Torre do Tombo, em Portugal.

 

Memorial da Justiça Militar

Por meio de um convênio com o TJMMG, a Mejud executou a pesquisa técnica para elaboração do livro comemorativo dos 80 anos do TJMMG e auxiliou na orientação técnica dos estagiários para a montagem do Memorial da Justiça Militar. Em contrapartida, o TJMMG cedeu espaço, em seu portal, para hospedar o Portal da Mejud. Devido ao conteúdo inserido – imagens em alta resolução, áudios e vídeos –, o Portal TJMG não comporta as páginas sem prejuízo do fluxo de informações.

 

Acervo audiovisual

A Memória do Judiciário Mineiro higienizou, acondicionou e catalogou os 231 itens do seu acervo audiovisual. No período, também foram iniciadas as etapas de higienização, acondicionamento, digitalização e catalogação do acervo fotográfico, que consiste em 12 mil fotografias e negativos. Até o momento, 4.543 fotos foram finalizadas, o que representa cerca de 38% do acervo. Quanto ao acervo documental, que compreende 770 processos e 150 livros de registro, foram conferidos e catalogados 279 processos e 40 livros de registro. Um total de 25% do acervo foi digitalizado, e 100% dele higienizado e devidamente acondicionado.

mejud.jpg

Memória Falada

Em março de 2018, a Mejud lançou o primeiro vídeo do Memória Falada, programa de história oral que reúne entrevistas com desembargadores do TJMG. O entrevistado foi o ex-presidente do TJMG e atual superintendente da Mejud, desembargador Lúcio Urbano Silva Martins. A entrevista está disponível no YouTube. Inicialmente, o projeto irá entrevistar os desembargadores presidentes e os mais antigos da Casa, podendo se estender, em seguida, para os demais magistrados.

 

Coleção Memória e Arte

Nesta gestão, foi publicado o segundo volume da Coleção Memória e Arte, que tem por objetivo levar ao público imagens das obras de arte expostas nas unidades do TJMG. Para dar continuidade ao projeto, foi apresentada a obra “Tiradentes, o Animoso Alferes”, do pintor Oscar Araripe, exposta no saguão do Edifício Sede. A Mejud coordenou os trabalhos, que tiveram início em março de 2017. A obra foi lançada em setembro de 2017, com uma tiragem de mil exemplares.

mejud_1.jpg

Em outubro de 2016, foi iniciada pesquisa histórica para lançamento do terceiro volume da coleção, no qual será apresentado o retrato do desembargador Amilcar de Castro, pintado por Alberto da Veiga Guignard e pertencente ao acervo da Mejud.  A previsão é que a obra seja lançada em novembro de 2018, com tiragem de mil exemplares.

mejud_2.jpg