Com o objetivo de promover ações educativas e preventivas sobre a violência doméstica contra a mulher, o TJMG criou em 2014 o projeto “Justiça vai à Escola: Chega de Violência Doméstica”. A iniciativa pretende incentivar os adolescentes a refletir sobre o tema, orientando os que vivenciam essa situação e conscientizando-os para que não se tornem futuras vítimas ou agressores.

O programa consiste em visitas a escolas das redes pública e privada de Belo Horizonte, quando são apresentadas palestras sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha e uma esquete teatral. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o programa Polos de Cidadania da UFMG, cuja atuação se dá por meio do grupo teatral A Torto e a Direito.

Nesta gestão, foram realizadas 16 visitas a escolas, com a participação de aproximadamente 1.200 alunos. As escolas visitadas foram: E.E. Deputado Manoel Costa, E.E. Presidente Tancredo Neves, E.E. Juscelino Kubistchek, E.E. Djanira Rodrigues de Oliveira, E.E. Menino Jesus de Praga, E.E. Silviano Brandão, E.E. Alberto Delpino, Colégio Loyola, E. E. Cândido Portinari, E.E. Ari da Franca, E. E. Dr. Paulo Diniz Chagas, E. E. Prof. Francisco Brant, E.E. Professor Morais, Colégio  Sagrado Coração de Maria, E. E. Helena Guerra e Sistema Piaget de Ensino.

justica_vai_escola.jpg