Nesta gestão, foi desenvolvido o sistema Auxiliares da Justiça (AJ) para cadastro, credenciamento e gerenciamento de peritos, órgãos técnicos ou científicos, tradutores, intérpretes, leiloeiros públicos e corretores para atuar no TJMG. O sistema concentra um cadastro eletrônico de diversos profissionais, possibilitando o cadastramento e a nomeação de pessoas jurídicas para realizar perícias, e leiloeiros para a realização de leilões eletrônicos. A ferramenta se tornará disponível em breve para as comarcas do Estado representa uma evolução do Sistema AJG, construída por meio de parceria entre a área de negócios da Corregedoria e a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor).

 

Sistema AJG

O sistema de Assistência Judiciária Gratuita (AJG) do TJMG é utilizado no cadastro eletrônico, no credenciamento e na validação de pagamentos a peritos, tradutores e intérpretes aptos a atuar nos processos em que as partes sejam beneficiárias da gratuidade da Justiça. Visa à padronização e à otimização do controle de informações sobre a habilitação e a nomeação de peritos, tradutores e intérpretes.

Até a primeira semana de abril de 2018, o sistema já contava com 2.569 profissionais habilitados em diversas especialidades, tendo possibilitado a realização de mais de 7.500 perícias, em todo o estado. Estima-se que, graças à ferramenta, cerca de 15 mil processos estão tramitando ou voltaram a tramitar regularmente, sem registro de paralisações por impossibilidade de realização de exames de DNA e de outras perícias.

gestao_pericias.jpg