Portal e Rede TJMG: modernos e eficazes

Uma nova versão do Portal TJMG foi inaugurada nesta gestão. A interface ficou mais responsiva, ajustando-se à tela do dispositivo pelo qual o site é acessado, os leiautes foram reformulados, e os conteúdos foram revistos e reorganizados para serem direcionados a três abas distintas: “Profissionais do Direito”, “Cidadão” e “Comunicação”.

A novidade representou mais um esforço desta gestão para ampliar a publicidade de seus atos administrativos e aproximar seus serviços da sociedade, ao facilitar a navegação por meio do uso de dispositivos móveis. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgados em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o celular é o meio de acesso à internet em 80,4% dos lares brasileiros.

Nesta gestão, a Rede TJMG, a intranet do Judiciário mineiro, voltada exclusivamente para o público interno da instituição – magistrados, servidores e terceirizados –, também foi repaginada e estreou com novo visual e novas funcionalidades.

Acesse o áudio sobre o novo Portal TJMG.

portal_e_rede_tjmg.jpg

 

Assista ao vídeo tutorial sobre o Portal e a Rede TJMG, produzido pela equipe de televisão da Ascom TJMG.

Plural TJMG

Uma publicação multimídia, com reportagens inéditas e aprofundadas sobre temas afetos ao universo da Justiça, que proporciona uma nova experiência em conteúdo – formato mais atrativo visualmente e interativo, com uso de recursos como gifs, vídeos e infográficos. Assim é o Plural TJMG, produto que a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) lançou, em setembro de 2017, no Portal TJMG.

A publicação leva aos leitores do portal informações de qualidade, com foco nos públicos interno e externo do Judiciário mineiro, contribuindo para o fortalecimento da cidadania. Nesta gestão, até junho de 2018, foram produzidas sete edições, com reportagens especiais sobre a Associação de Proteção aos Condenados (Apac), o movimento pela conciliação, o Tribunal do Júri, alienação parental e adoção.

 

Confira a matéria da rádio TJ: PLURAL TJMG

>plural_tjmg _1_.jpg

 

 

Justiça em Questão

O programa de TV Justiça em Questão (JQ), produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do TJMG há 12 anos, vivenciou grandes novidades em 2017. Logotipo, vinheta e cenário novos trouxeram a ideia de modernidade e interatividade. Os quadros ficaram mais dinâmicos; e o vestuário dos apresentadores, mais leve.

Mas a maior novidade do JQ, nesta gestão, foi a parceria selada em 2017 com a Rede Minas de Televisão. O programa passou a ser produzido em alta definição (HD) e transmitido na emissora, a partir de novembro de 2017 – nos sábados às 8h e nos domingos às 12h30. Ele é também veiculado pela TV Horizonte e, em rede nacional, pela TV Justiça.

Nesta gestão, o programa também passou a ser retransmitido pelos seguintes canais: TV Rio Preto (Unaí, Arinos, Paracatu, João Pinheiro, Brasilândia, Cabeceira Grande, Natalândia, Dom Bosco, Vazante), TV Viçosa (Viçosa), TV Uni (Coronel Fabriciano), TV Vale (Diamantina), TV Top Cultura (Ouro Preto, Mariana),  TV Integração (Pará de Minas), TV Integração, TV Cultura Vale do Aço (Ipatinga) e TV Andradas (Andradas).

O objetivo do programa é divulgar as ações do Poder Judiciário, mostrar detalhes sobre a estrutura, os projetos e o funcionamento do TJMG e “conversar” com a população, difundindo informações sobre os direitos e os deveres dos cidadãos em assuntos do cotidiano.

Confira a matéria da rádio TJ: Justiça em Questão

justica_questao.jpg

 

TV Corporativa

A TV Corporativa é um dos canais de que o TJMG lança mão para se comunicar com seus públicos interno e externo. Trata-se de uma solução inteligente para dar visibilidade, através de mídia digital/monitores, às principais iniciativas do TJMG. O mural eletrônico está instalado em 26 prédios na capital e nas maiores comarcas do estado, transmitindo informações institucionais diárias a magistrados, servidores, terceirizados, operadores do direito e cidadãos que circulam por esses espaços.

A expansão para comarcas do interior foi realizada ao longo desta gestão. Hoje contam com a iniciativa as Comarcas de Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Montes Claros, Poços de Caldas e Juiz de Fora. Os equipamentos ficam expostos continuamente em locais estratégicos, melhorando a comunicação interna e externa e oferecendo um conteúdo segmentado e de fácil assimilação. A cada 60 minutos, mais de 160 telas divulgam informações de interesse do Tribunal de Justiça.

tv_corporativa.gif

 

Conhecendo o Judiciário

Ao longo desta gestão, o Centro de Relações Públicas e Cerimonial (Cerp) do TJMG, por meio do programa Conhecendo o Judiciário, recebeu 286 grupos de estudantes e idosos para atividades no Palácio da Justiça Rodrigues Campos e no Fórum Lafayette.

Ainda entre as atividades no período, constam sete lançamentos do programa em comarcas do interior e 112 palestras de magistrados em escolas de ensino médio e no Tribunal de Justiça.

conhecendo_judiciario.jpg

 

Lançado em 1999, o programa leva à comunidade informações sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, em linguagem simples e acessível, aproximando-o da sociedade e desmistificando a imagem de uma Justiça distante e conservadora. Por meio dessas atividades, o Judiciário mineiro contribui para a formação da cidadania, servindo melhor e de forma transparente à sociedade.

 

Assista à reportagem sobre o programa Conhecendo o Judiciário, produzida pela equipe de televisão da Ascom TJMG.

 

Cineclube TJ

O Cineclube TJ, que une a exibição de obras marcantes da história do cinema à discussão de alto nível sobre os temas abordados pelos filmes, pretende ser um momento de reflexão, difusão e valorização da cultura e descontração para os públicos interno e externo do TJMG. Nesta gestão, até abril de 2018, o projeto foi responsável pela exibição de 21 títulos, que abordaram diferentes temáticas.

Em meio às exibições, algumas sessões foram especiais, como a realizada em 27 de outubro de 2016, durante a Semana do Servidor, quando foi exibido o filme “A Corrente do Bem”. Durante as três edições do projeto Justiça pela Paz em Casa, foram realizadas sessões especiais da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG, com os filmes “As Sufragistas”, em 24 de agosto de 2017, “Estrelas Além do Tempo”, em 23 de novembro de 2017, e “Acusados”, em 8 de março de 2018.

 

Sessões com audiodescrição

Uma importante novidade do Cineclube TJ nesta gestão foi a realização de sessões com audiodescrição, destinadas a deficientes visuais. As exibições aconteceram em 31 de maio (“O Palhaço”) e 23 de outubro de 2017 (“Xingu”). Para a estreia da iniciativa, realizada em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, foram convidados representantes do Instituto São Rafael e da Associação de Deficientes Visuais.

 

Confira a matéria da rádio TJ: Cine Clube TJ Especial - O palhaço

 

Intervalo Cultural

O projeto Intervalo Cultural do TJMG foi inaugurado em 20 de julho de 2017 com uma apresentação de 68 crianças e adolescentes que compõem o Coral Infantojuvenil e a Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Desde então, o evento é realizado, uma vez por mês, das 12h às 12h45, no saguão do Edifício Sede. 

O Intervalo Cultural nasceu com o objetivo de propiciar a integração entre os públicos interno e externo da instituição. Uma vez por mês, magistrados, servidores, funcionários, operadores do direito, visitantes e a vizinhança do prédio serão presenteados com apresentações de música, dança, teatro, entre outras manifestações culturais.

intervalo_cultural.gif

Nesta gestão, até abril de 2018, além da apresentação de estreia, o público pôde apreciar o trabalho do violonista Tiago Weinckler, do cantor e compositor Tadeu Franco, do Coral da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), do Ímpar Grupo de Dança, do Coral Arte Em Canto e do cantor e instrumentista Péricles Garcia.

O projeto segue as normas da Portaria 2.162/2008, que regulamenta o Espaço Sociocultural do TJMG, denominado Desembargador Lincoln Rocha. A iniciativa está a cargo da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJMG.

Confira a matéria da rádio TJ: Intervalo Cultural do TJMG estreia em novo espaço

 

 

Redes sociais

O TJMG possui conta nas redes sociais Youtube e Flickr, usadas para divulgar e compartilhar conteúdos da Assessoria de Comunicação, e Facebook e Twitter, que servem de ferramenta de comunicação e interação com os públicos da Instituição.

Facebook

A página do TJMG no Facebook é utilizada para a divulgação de notícias veiculadas no Portal TJMG, que tratem de questões com alcance em todo o Estado, entre elas, campanhas institucionais, datas comemorativas relevantes para o público da página e que se relacionam com o Poder Judiciário, ações e serviços do Judiciário estadual mineiro, além de campanhas especiais sobre temas de interesse público e que se relacionem com ações do TJMG.

Além da publicação de postagens, a página funciona como um canal de atendimento ao cidadão, seguindo as diretrizes estabelecidas para o atendimento realizado no canal Fale Conosco. Em julho de 2016, a página do TJMG no Facebook contabilizava 21 mil curtidas. Em junho de 2018, o número chegou a 26.472. Nesse período, foram publicados 818 posts, que, em conjunto, alcançaram mais de 12 milhões de visualizações.

Twitter

A conta do TJMG no Twitter segue linha editorial semelhante à do Facebook. Entretanto, por ser um canal mais dinâmico, ela permite publicações de notícias com interesse regional ou de curta duração. Além de republicar conteúdos do  Facebook , a maior parte das notícias veiculadas no Portal é divulgada no Twitter, desde que tenham interesse para o público externo. O Twitter também é utilizado para o atendimento do público, conforme diretrizes adotadas no Fale Conosco.

­A conta do TJMG no Twitter em julho de 2016 era seguida por 5.900 perfis. Atualmente, são 8.926 seguidores. Entre julho de 2016 e junho de 2018, foram publicados 1.389 posts na rede social. As mensagens, em conjunto, obtiveram mais de 11 milhões de visualizações.

redes_sociais.jpg

 

Em tempo real

Uma novidade desta gestão foi a criação de uma conta no Twitter com o objetivo exclusivo de transmitir julgamentos de grande repercussão. Complementar à institucional “TJMG oficial”, voltada para divulgação de iniciativas e ações do Tribunal, a conta “Twitter Em Tempo Real” possibilita que a imprensa e a sociedade possam acompanhar sessões, à distância, simultaneamente à realização delas. Ela também permite que, com o deslocamento de equipes menores ao interior, júris relevantes sejam divulgados para veículos de comunicação na capital.

 

Fale Conosco

Administrado pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) desde 2007, o Fale Conosco é um canal de comunicação do TJMG que interage com os cidadãos que entram em contato com o Tribunal em busca de informações e de orientação ou com o objetivo de se manifestar sob os mais diferentes assuntos relacionados ao Judiciário mineiro.

Além de acolher comentários, sugestões, opiniões e manifestações, o Fale Conosco também responde, de forma educativa, direta e descomplicada, as dúvidas e os questionamentos dos cidadãos, sobretudo quanto ao funcionamento e à atuação da instituição. Seu foco é a prestação de serviços, de modo a orientar e a educar a sociedade sobre questões afetas ao Judiciário.

O Fale Conosco lida, de modo geral, com informações pontuais e imediatas, em especial sobre o funcionamento de unidades. Na maioria das vezes, auxilia a pessoa a encontrar o dado ou fornece a informação ou o contato de que o usuário precisa para obter determinado serviço ou conhecer melhor alguma atividade desenvolvida pelo TJMG.

No período de julho de 2016 a abril de 2018, o atendimento por meio do canal contabilizou 11.905 e-mails recebidos. Desse total, a Assessoria de Comunicação Institucional forneceu resposta imediata a 8.273 mensagens, tendo respondido a outras 3.524 mensagens após encaminhamento a outros setores.

Desde 2016, o Fale Conosco trabalha de forma conjunta com as redes sociais do TJMG – Facebook e Twitter. Essa interatividade, de caráter inovador, proporciona uma maior aproximação da instituição com seu público, e estreita o relacionamento do Judiciário com a sociedade.

 

Rádio TJ Minas

Emissora de rádio web produzida pela Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG, a Rádio TJ Minas traz música, notícias e informação em sua programação diária. Lançada em março de 2016, a rádio vem se destacando pela programação musical, que tem elevado os números de sua audiência.

De julho de 2016 a abril de 2018, foram registrados 348.873 acessos de ouvintes. Foram veiculadas 446 notícias sobre o Judiciário mineiro, com 51.675 aproveitamentos em 1.860 rádios abertas de todo o País, atingindo 1.322 municípios brasileiros. Desde seu lançamento, houve um aumento de 410% em relação à reprodução de matérias em emissoras abertas.

A Rádio TJ Minas opera ininterruptamente e pode ser acessada pela internet (www.radiotjminas.com.br) ou por meio de aplicativo gratuito para celular disponível em lojas online nas versões Android, iOS e Windows Phone.

 

Confira a matéria da rádio TJ: Rádio TJ Minas (2018)

radio_tjmg.jpg