Otimizar e tornar mais célere o andamento processual, além de contribuir para a sustentabilidade, com a diminuição de poluentes na atmosfera e a redução no consumo de água, energia elétrica, papel e outros bens e serviços. Com esse objetivo, a citação eletrônica foi implantada em maio de 2016 nas varas da fazenda pública municipal de Belo Horizonte para a citação do Município de Belo Horizonte. Já em julho do mesmo ano, a iniciativa foi expandida, com a inclusão das pessoas jurídicas da administração indireta da capital.

Em novembro de 2016, a citação eletrônica do município foi expandida para todas as comarcas de Minas Gerais que trabalham com o Processo Judicial eletrônico (PJe). No mesmo mês, foi implantada também em todos os processos que tramitavam no sistema PJe, quando o destinatário fosse a União e as entidades da administração indireta representadas pela Advocacia-Geral da União.

Feito o suporte para manutenção e melhorias e obtendo-se resultados consistentes, em setembro de 2017 a citação eletrônica passou a ser adotada em todos os processos eletrônicos cujo destinatário era o Estado de Minas Gerais, inclusive nos Juizados Especiais. Até fevereiro de 2018, foram expedidas 16.412 citações eletrônicas. Em abril de 2018, a citação eletrônica foi expandida para mais de 100 municípios.

citacao_eletronica.jpg