Mil casais tiveram a oportunidade de formalizar suas uniões em 23 de junho de 2017, no Mineirinho, durante casamento comunitário realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com o apoio do Judiciário mineiro, entre outros parceiros. Ao todo, seis cartórios de registro civil da capital, supervisionados pela Corregedoria-Geral de Justiça, estiveram com suas equipes no ginásio. A iniciativa beneficiou casais residentes em Belo Horizonte que não têm condições de pagar as taxas para o casamento no cartório.

Em 18 de maio de 2018, o Judiciário mineiro novamente apoiou a iniciativa da Defensoria Pública. Na data, 500 casais participaram do casamento comunitário, que também se realizou no Mineirinho.

A conversão da união estável em casamento civil é um trânsito judicial simples, mas de grande impacto na vida do casal. O ato é solene e, não raro, travestido de emoção. A cerimônia no Mineirinho foi marcada pela entrada dos noivos em tapete vermelho, ao som da marcha nupcial executada por orquestra da Polícia Militar. Houve troca de alianças, bênção ecumênica, entrega das certidões de casamento, sorteio de presentes e registro para os casais em cabines de fotos. A parceria entre o Judiciário mineiro e a Defensoria Pública reiterou o compromisso do TJMG com as famílias mineiras.

Acesse o áudio: Sistema de Justiça em Minas promove casamento comunitário.

casamento_comunitario.gif

 

Assista à reportagem sobre o casamento comunitário, produzida pela equipe de televisão da Ascom TJMG.